Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
17
respostas

[Reclamação] Falta de retorno e suporte aos alunos perdidos no curso...

Olá!

Infelizmente estou percebendo uma falta de atenção aqui ao Fórum para as dúvidas geradas no curso. Isso dificulta e atrasa o andamento e continuidade do aluno.

Eu tô perdido na aula. Porque entendi (O Vinicius ressalta isso) que o arquivo de conf vai ser diferente dependendo do sistema operacional usado. Ok.

Mas no meu arquivo de nginx.conf por exemplo não tem o include servers/*.

Então como vou criar um servidor agora? Onde crio?

Está confuso sabe?!

Espero que alguém vejo aqui e dê um feedback.

No aguardo

17 respostas

Olá, João. Tudo bem?

Obrigado por aguardar um retorno.

No Windows não precisa criar a pasta servers e também não precisa referenciar o include.

Para funcionar corretamente, precisamos alterar o caminho do root para uma pasta em nosso computador contendo o novo arquivo index.html. Siga os passos abaixo:

• Baixe o nginx para Windows

• Com o arquivo baixado e descompactado, dentro da pasta conf acesse o arquivo nginx.conf e o abra no Visual Studio Code ou até mesmo no bloco de notas.

• Agora, altere o caminho que está em server dentro de location para apontar o arquivo index.html e salve. Ficará assim:

location / {
                root   "C:/html";
                index  index.html index.htm;
    }

• Volte a pasta C: do seu computador e crie uma pasta chamada html com um arquivo index.html dentro, como mostro nas imagens:

Imagem que mostra a pasta html dentro do disco c

Imagem que mostra o arquivo index.html dentro da pasta html que está no disco c

• Conteúdo do arquivo index.html:

<h1>Bem-vindo ao nginx!</h1>

• Por fim, vá até a pasta do nginx e clique duas vezes para rodar o executável, após isso, basta acessar localhost, ou localhost:8080 no navegador e verá o resultado na tela:

Print do navegador mostrando localhost imprimindo um texto H1 na tela: Bem-vindo ao nginx!

Espero ter ajudado e fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Olá Renan! Eu não sei o que está ocorrendo.

Fiz o que você falou. E mesmo assim ao colocar a porta 8080 (veio padrão 80 e alterei para testar o novo html) e ele não abre...

E quando deixo a porta default 80, ele mostra o arquivo que tinha configurado com o Vinicius e não o novo.

Segue como se encontra...

Tentei dar um nginx -s reload e ele mostra o seguinte aviso: nginx: [error] OpenEvent("Global\ngx_reload_5020") failed (5: Acesso negado)

O arquivo conf está assim:

#user  nobody;
worker_processes  1;

#error_log  logs/error.log;
#error_log  logs/error.log  notice;
#error_log  logs/error.log  info;

#pid        logs/nginx.pid;

events {
    worker_connections  1024;
}

http {
    include       mime.types;
    default_type  application/octet-stream;

#log_format  main  '$remote_addr - $remote_user [$time_local] "$request" '
    #                  '$status $body_bytes_sent "$http_referer" '
    #                  '"$http_user_agent" "$http_x_forwarded_for"';

#access_log  logs/access.log  main;

sendfile        on;
    #tcp_nopush     on;

#keepalive_timeout  0;
    keepalive_timeout  65;

#gzip  on;

server {
        listen       8080;
        server_name  localhost;

#charset koi8-r;

#access_log  logs/host.access.log  main;

location / {
            root   "C:/html";
            index  index.html index.htm;
        }

#error_page  404              /404.html;

# redirect server error pages to the static page /50x.html
        #
        error_page   500 502 503 504  /50x.html;
        location = /50x.html {
            root   html;
        }

# proxy the PHP scripts to Apache listening on 127.0.0.1:80
        #
        #location ~ \.php$ {
        #    proxy_pass   http://127.0.0.1;
        #}

# pass the PHP scripts to FastCGI server listening on 127.0.0.1:9000
        #
        #location ~ \.php$ {
        #    root           html;
        #    fastcgi_pass   127.0.0.1:9000;
        #    fastcgi_index  index.php;
        #    fastcgi_param  SCRIPT_FILENAME  /scripts$fastcgi_script_name;
        #    include        fastcgi_params;
        #}

# deny access to .htaccess files, if Apache's document root
        # concurs with nginx's one
        #
        #location ~ /\.ht {
        #    deny  all;
        #}
    }

# another virtual host using mix of IP-, name-, and port-based configuration
    #
    #server {
    #    listen       80;
    #    listen       80;
    #    server_name  somename  alias  another.alias;

#    location / {
    #        root   html;
    #        index  index.html index.htm;
    #    }
    #}

# HTTPS server
    #
    #server {
    #    listen       80 ssl;
    #    server_name  localhost;

#    ssl_certificate      cert.pem;
    #    ssl_certificate_key  cert.key;

#    ssl_session_cache    shared:SSL:1m;
    #    ssl_session_timeout  5m;

#    ssl_ciphers  HIGH:!aNULL:!MD5;
    #    ssl_prefer_server_ciphers  on;

#    location / {
    #        root   html;
    #        index  index.html index.htm;
    #    }
    #}

}

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Está complicado fazer o curso sem saber onde mexer, no que mexer, como mexer.

Estou vendo ele fazer e até entendendo mas quando faço dá ruim, porque ele está usando outra versão e está diferente...

No aguardo

Oi João!

Eu testei seu arquivo conf e abriu normalmente no endereço http://localhost:8080/, apresentando a mensagem Bem-vindo ao nginx! em português que foi a frase que escolhemos no tutorial que mandei acima.

Como você está no começo do curso e eu não tenho acesso a seu computador para verificar por baixo dos panos o que está ocorrendo, o que te indico é começar do zero - mas é um processo rápido, com poucos passos. Veja só:

• Apague a pasta do nginx.
  • Depois de apagar, siga novamente esses passos, baixando novamente o nginx e configurando o arquivo index.html.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Olá Renan!

Então, fui excluir a pasta do nginx do C:/ e ele não está permitindo dizendo que a pasta está sendo utilizada e não consigo excluir.

Como faço? Usei o comando taskkill /f /im nginx.exe. E o processo foi finalizado com sucesso porém ao tentar excluir novamente a mesma mensagem ocorreu de estar sendo utilizada a pasta em outro local...

No aguardo.

Oi João!

Clique na barra de aplicativos do Windows, vá em gerenciador de tarefas, aperte a letra n para pesquisar por nginx e clique em finalizar tarefa:

Print do gerenciador de tarefas do Windows destacando o processo nginx e finaizar tarefa

Agora, tente excluir a pasta novamente.

Olá Renan! Fiz o que pediu e continuo sem conseguir excluir a pasta. Não tem algum outro comando via terminal para executar e matar todos os processos envolvendo o nginx?

No aguardo

Oi João!

Tem algum processo aberto rodando o nginx, seja o terminal aberto na pasta do nginx, ou o próprio programa. Faz assim, desliga seu computador e liga novamente. Quando ligar novamente, a primeira coisa que você fará é ir no disco C: e excluir a pasta do nginx.

Fico no aguardo.

Olá Renan, desculpa a demora.

Então, acabei de desligar e a primeira que fui fazer foi excluir. Continua com a mesma mensagem: não foi possível excluir a pasta pois ela se encontra aberta ou em uso em outro programa.

Não tem nenhum programa utilizando ela. E agora?

Fui no gerenciador de tarefas e ao tentar finalizar o nginx ele continua lá. Ele não finaliza.

No aguardo e obrigado pelo suporte e paciência!

Olá João.

Tenta parar o processo da seguinte forma.

1. Abra a pasta onde tem o nginx, e digita "cmd" na barra do caminho e aperte "Enter", isso vai abrir o terminal naquela pasta(tem que fazer esse caminho igual do gif para funcionar)

2. Depois cole esse comando de dar "stop" no nginx e aperte "Enter":

nginx -s stop

gif na pasta do nginx

Depois verifica no gerenciador de tarefas, o processo do nginx não vai estar mais lá. E você vai conseguir excluir a pasta.

Olá Renan! Fiz como instruído e apareceu [acesso negado] OpenEvent...failed

Conforme print...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E continuo sem conseguir excluir a pasta....

João, você está no servidor do discord de alunos da Alura? Qual seu usuário do discord? Caso não esteja, aqui na página da Alura, clique em comunidade e em seguida discord. Por lá, podemos entrar em uma sala e você compartilha sua tela comigo.

Fico no aguardo.

Olá Renan. Então quando eu tento entrar na comunidade do Discord da Alura, não consigo e não sei o motivo.

Eu participei há 3 anos atrás pelo programa One. Mas ao tentar entrar novamente não consegui.

Não sei usar muito o Discord, talvez seja por isso.

Poderia me passar o servidor da alura pra eu tentar entrar novamente?

No aguardo.

Oi João.

Tenta acessar através desse link: [LINK PRIVADO OCULTADO]

Então, ele pede pra eu logar. Pior que coloquei o celular da minha irmã, porque no meu eles não estavam enviando o tal do sms de verificação e ela não está por perto no momento.

Tem algum link do servidor pra eu enviar o convite e entrar? Porque já estou logado no notebook no discord, mas ao clicar no link ele abre em url e pede login --'

E me fala qual é o seu usuário do Discord por gentileza.

Meu user lá é: [USUARIO PRIVADO OCULTADO]

solução!

Te enviamos solicitação nesse usuário.