Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
17
respostas

[Reclamação] Falta de retorno e suporte aos alunos perdidos no curso...

Olá!

Infelizmente estou percebendo uma falta de atenção aqui ao Fórum para as dúvidas geradas no curso. Isso dificulta e atrasa o andamento e continuidade do aluno.

Eu tô perdido na aula. Porque entendi (O Vinicius ressalta isso) que o arquivo de conf vai ser diferente dependendo do sistema operacional usado. Ok.

Mas no meu arquivo de nginx.conf por exemplo não tem o include servers/*.

Então como vou criar um servidor agora? Onde crio?

Está confuso sabe?!

Espero que alguém vejo aqui e dê um feedback.

No aguardo

17 respostas

Olá, João. Tudo bem?

Obrigado por aguardar um retorno.

No Windows não precisa criar a pasta servers e também não precisa referenciar o include.

Para funcionar corretamente, precisamos alterar o caminho do root para uma pasta em nosso computador contendo o novo arquivo index.html. Siga os passos abaixo:

  • Baixe o nginx para Windows

  • Com o arquivo baixado e descompactado, dentro da pasta conf acesse o arquivo nginx.conf e o abra no Visual Studio Code ou até mesmo no bloco de notas.

  • Agora, altere o caminho que está em server dentro de location para apontar o arquivo index.html e salve. Ficará assim:

    location / {
                root   "C:/html";
                index  index.html index.htm;
    }
    
  • Volte a pasta C: do seu computador e crie uma pasta chamada html com um arquivo index.html dentro, como mostro nas imagens:

    Imagem que mostra a pasta html dentro do disco c

    Imagem que mostra o arquivo index.html dentro da pasta html que está no disco c

  • Conteúdo do arquivo index.html:

    <h1>Bem-vindo ao nginx!</h1>
    
  • Por fim, vá até a pasta do nginx e clique duas vezes para rodar o executável, após isso, basta acessar localhost, ou localhost:8080 no navegador e verá o resultado na tela:

    Print do navegador mostrando localhost imprimindo um texto H1 na tela: Bem-vindo ao nginx!

Espero ter ajudado e fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Olá Renan! Eu não sei o que está ocorrendo.

Fiz o que você falou. E mesmo assim ao colocar a porta 8080 (veio padrão 80 e alterei para testar o novo html) e ele não abre...

E quando deixo a porta default 80, ele mostra o arquivo que tinha configurado com o Vinicius e não o novo.

Segue como se encontra...

Tentei dar um nginx -s reload e ele mostra o seguinte aviso: nginx: [error] OpenEvent("Global\ngx_reload_5020") failed (5: Acesso negado)

O arquivo conf está assim:

#user  nobody;
worker_processes  1;

#error_log  logs/error.log;
#error_log  logs/error.log  notice;
#error_log  logs/error.log  info;

#pid        logs/nginx.pid;


events {
    worker_connections  1024;
}


http {
    include       mime.types;
    default_type  application/octet-stream;

    #log_format  main  '$remote_addr - $remote_user [$time_local] "$request" '
    #                  '$status $body_bytes_sent "$http_referer" '
    #                  '"$http_user_agent" "$http_x_forwarded_for"';

    #access_log  logs/access.log  main;

    sendfile        on;
    #tcp_nopush     on;

    #keepalive_timeout  0;
    keepalive_timeout  65;

    #gzip  on;

    server {
        listen       8080;
        server_name  localhost;

        #charset koi8-r;

        #access_log  logs/host.access.log  main;

        location / {
            root   "C:/html";
            index  index.html index.htm;
        }

        #error_page  404              /404.html;

        # redirect server error pages to the static page /50x.html
        #
        error_page   500 502 503 504  /50x.html;
        location = /50x.html {
            root   html;
        }
    

        # proxy the PHP scripts to Apache listening on 127.0.0.1:80
        #
        #location ~ \.php$ {
        #    proxy_pass   http://127.0.0.1;
        #}

        # pass the PHP scripts to FastCGI server listening on 127.0.0.1:9000
        #
        #location ~ \.php$ {
        #    root           html;
        #    fastcgi_pass   127.0.0.1:9000;
        #    fastcgi_index  index.php;
        #    fastcgi_param  SCRIPT_FILENAME  /scripts$fastcgi_script_name;
        #    include        fastcgi_params;
        #}

        # deny access to .htaccess files, if Apache's document root
        # concurs with nginx's one
        #
        #location ~ /\.ht {
        #    deny  all;
        #}
    }


    # another virtual host using mix of IP-, name-, and port-based configuration
    #
    #server {
    #    listen       80;
    #    listen       80;
    #    server_name  somename  alias  another.alias;

    #    location / {
    #        root   html;
    #        index  index.html index.htm;
    #    }
    #}


    # HTTPS server
    #
    #server {
    #    listen       80 ssl;
    #    server_name  localhost;

    #    ssl_certificate      cert.pem;
    #    ssl_certificate_key  cert.key;

    #    ssl_session_cache    shared:SSL:1m;
    #    ssl_session_timeout  5m;

    #    ssl_ciphers  HIGH:!aNULL:!MD5;
    #    ssl_prefer_server_ciphers  on;

    #    location / {
    #        root   html;
    #        index  index.html index.htm;
    #    }
    #}

}

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Está complicado fazer o curso sem saber onde mexer, no que mexer, como mexer.

Estou vendo ele fazer e até entendendo mas quando faço dá ruim, porque ele está usando outra versão e está diferente...

No aguardo

Oi João!

Eu testei seu arquivo conf e abriu normalmente no endereço http://localhost:8080/, apresentando a mensagem Bem-vindo ao nginx! em português que foi a frase que escolhemos no tutorial que mandei acima.

Como você está no começo do curso e eu não tenho acesso a seu computador para verificar por baixo dos panos o que está ocorrendo, o que te indico é começar do zero - mas é um processo rápido, com poucos passos. Veja só:

  • Apague a pasta do nginx.
  • Depois de apagar, siga novamente esses passos, baixando novamente o nginx e configurando o arquivo index.html.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Olá Renan!

Então, fui excluir a pasta do nginx do C:/ e ele não está permitindo dizendo que a pasta está sendo utilizada e não consigo excluir.

Como faço? Usei o comando taskkill /f /im nginx.exe. E o processo foi finalizado com sucesso porém ao tentar excluir novamente a mesma mensagem ocorreu de estar sendo utilizada a pasta em outro local...

No aguardo.

Oi João!

Clique na barra de aplicativos do Windows, vá em gerenciador de tarefas, aperte a letra n para pesquisar por nginx e clique em finalizar tarefa:

Print do gerenciador de tarefas do Windows destacando o processo nginx e finaizar tarefa

Agora, tente excluir a pasta novamente.

Olá Renan! Fiz o que pediu e continuo sem conseguir excluir a pasta. Não tem algum outro comando via terminal para executar e matar todos os processos envolvendo o nginx?

No aguardo

Oi João!

Tem algum processo aberto rodando o nginx, seja o terminal aberto na pasta do nginx, ou o próprio programa. Faz assim, desliga seu computador e liga novamente. Quando ligar novamente, a primeira coisa que você fará é ir no disco C: e excluir a pasta do nginx.

Fico no aguardo.

Olá Renan, desculpa a demora.

Então, acabei de desligar e a primeira que fui fazer foi excluir. Continua com a mesma mensagem: não foi possível excluir a pasta pois ela se encontra aberta ou em uso em outro programa.

Não tem nenhum programa utilizando ela. E agora?

Fui no gerenciador de tarefas e ao tentar finalizar o nginx ele continua lá. Ele não finaliza.

No aguardo e obrigado pelo suporte e paciência!

Olá João.

Tenta parar o processo da seguinte forma.

  1. Abra a pasta onde tem o nginx, e digita "cmd" na barra do caminho e aperte "Enter", isso vai abrir o terminal naquela pasta(tem que fazer esse caminho igual do gif para funcionar)

  2. Depois cole esse comando de dar "stop" no nginx e aperte "Enter":

    nginx -s stop
    

    gif na pasta do nginx

Depois verifica no gerenciador de tarefas, o processo do nginx não vai estar mais lá. E você vai conseguir excluir a pasta.

Olá Renan! Fiz como instruído e apareceu [acesso negado] OpenEvent...failed

Conforme print...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E continuo sem conseguir excluir a pasta....

João, você está no servidor do discord de alunos da Alura? Qual seu usuário do discord? Caso não esteja, aqui na página da Alura, clique em comunidade e em seguida discord. Por lá, podemos entrar em uma sala e você compartilha sua tela comigo.

Fico no aguardo.

Olá Renan. Então quando eu tento entrar na comunidade do Discord da Alura, não consigo e não sei o motivo.

Eu participei há 3 anos atrás pelo programa One. Mas ao tentar entrar novamente não consegui.

Não sei usar muito o Discord, talvez seja por isso.

Poderia me passar o servidor da alura pra eu tentar entrar novamente?

No aguardo.

Oi João.

Tenta acessar através desse link: [LINK PRIVADO OCULTADO]

Então, ele pede pra eu logar. Pior que coloquei o celular da minha irmã, porque no meu eles não estavam enviando o tal do sms de verificação e ela não está por perto no momento.

Tem algum link do servidor pra eu enviar o convite e entrar? Porque já estou logado no notebook no discord, mas ao clicar no link ele abre em url e pede login --'

E me fala qual é o seu usuário do Discord por gentileza.

Meu user lá é: [USUARIO PRIVADO OCULTADO]

solução!

Te enviamos solicitação nesse usuário.