Opa, Marcelo. Tudo bem?
Na aula seguinte ele fala sobre o script do Editor Avançado. Salvando-o (em um bloco de notas, por exemplo) é possível repetir as alterações em outras tabelas ou caso você precise reimportar.
Também fiquei intrigado com a possibilidade de ter que atualizar/incrementar dados na planilha e atualizar no PBI, por isso fiz um teste:
- Criei uma planilha no Excel com 15 linhas e 1 coluna contendo "credit_card" e "debit_card".
- No Power Query removi o _ e traduzi (Cartão de Crédito e Cartão de Débito) em uma nova coluna.
- Depois disso, removi a coluna que continha o nome inglês e carreguei os dados.
- Fui no Excel e adicionei mais 30 linhas com valores randomicos "credit_card" e "debit_card"
- Atualizei a fonte de dados do Power BI e ele carregou as novas linhas, aplicou todos os passos corretamente e excluiu a coluna, conforme eu realizei na primeira edição
Resumindo, se você excluir as colunas (no Power Query), não se preocupe, ao inserir mais linhas na fonte de dados conforme o modelo antigo. O PBI vai tratar de fazer exatamente aquilo que você havia feito na primeira edição.
Para selecionar 2 colunas ou mais, você pode utilizar o CTRL enquanto seleciona. Se elas estiverem imediatamente próximas, pode utilizar o SHIFT.
Espero ter te ajudado e bons estudos!