Olá, Dênis!
A sua dúvida é muito relevante e eu agradeço por compartilhá-la aqui! ✨
E o seu raciocínio está indo no caminho certo, o único problema é que na sua fórmula o desconto está sendo aplicado diretamente na margem bruta (como comentei anteriormente).
Vou explicar melhor…
A margem bruta é a diferença entre a receita bruta e o custo dos produtos vendidos. Ela representa o lucro que você obtém com a venda de cada unidade do produto, antes de considerar outras despesas.
Ou seja, a margem bruta considera apenas o custo dos produtos vendidos e não inclui outras despesas ou descontos oferecidos aos clientes. Ela representa o lucro por unidade vendida antes desses fatores serem considerados.
Se você calcular a margem bruta e depois aplicar o desconto, você não obtém a receita líquida diretamente, mas sim um valor ajustado da margem, que reflete o impacto do desconto sobre a margem bruta.
A fórmula disponível na “Opinião do instrutor” calcula a receita líquida, pois ela considera o desconto de 10% sobre o preço de venda.
ReceitaLiquida = SUMX(
Vendas,
Vendas[Quantidade] * Vendas[PrecoUnitario] * (1 - 0.10)
)
Vou detalhar a fórmula logo abaixo:
- Vendas[Quantidade] * Vendas[PrecoUnitario]: Essa parte calcula a receita bruta, multiplicando a quantidade vendida pelo preço unitário.
- (1 - 0.10): Essa parte representa o desconto de 10% (a informação que temos a partir da atividade) aplicado sobre o preço de venda.
→ Caso você queira ir além, e calcular a receita líquida de forma completa, adicionando os custos e as despesas à fórmula. Você pode usar como exemplo a fórmula abaixo:
ReceitaLiquida =
SUMX(
Vendas,
(Vendas[Quantidade] * Vendas[PrecoUnitario] * (1 - 0.10)) - Vendas[CustoUnitario]
) - [OutrasDespesas]
Espero ter ajudado!
Abraço ✨
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!