6
respostas

Receita líquida

A receita líquida não seria as vendas menos o custo? (o mesmo que acontece na margem que calcula a receita bruta e deduz os custos)

A não ser que a atividade proposta seja receitaBruta creio que a sugestão da resolução da atividade que propuseram não esteja correta: ReceitaLiquida = SUMX( Vendas,Vendas[Quantidade] * Vendas[Preco Unitário] * (1 - 0.10) )

Minha sugestão de solução para receita líquida na tabela vendas: ReceitaLiquida = SUMX( Vendas,Vendas[Quantidade] * (Vendas[Preco Unitário] - Vendas[Custo Unitário]) * (1 - 0.10) ) Minha sugestão de solução para receita liquida na tabela Medidas: ReceitaLiquida = [Margem] * (1 - 0.10)

Estou certo a respeito da minha análise?

6 respostas

rsrsrs entrei aqui para ver isso tbm, pois receita líquida na minha opnião é abatendo o valor do produto e seus descontos . e talvez incluiria tbm a comição do vendedor. achei estranho

Olá, Dênis e Walnikson! Tudo bem?

A atividade pede que vocês calculem a receita líquida considerando um desconto fixo de 10% sobre cada venda. É importante destacar que a receita líquida, neste contexto, deve ser calculada com base no preço unitário e no desconto.

Na solução proposta por Dênis, a fórmula utiliza a margem, que já inclui o custo unitário, e depois aplica o desconto. Isso pode gerar um resultado incorreto, pois o desconto deve ser aplicado sobre o preço de venda, e não sobre a margem.

→ A fórmula disponível na “Opinião do instrutor” calcula a receita líquida aplicando um desconto de 10% diretamente sobre o preço unitário. Ela calcula a receita bruta (quantidade * preço unitário) e depois aplica o desconto de 10%.

Espero ter ajudado!

Abraço ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Maiully, mas no caso a receita liquida é sempre a receita bruta deduzindo os custos, que é a mesma coisa que a margem, essa que foi minha dúvida, há casos bem específicos que pode sim haver um "custo fixo" que nesse exemplo seria os 10% do bruto mas como já tem um valor de "custo", então não seria o caso do exercício, então creio que a receita utilizada na aula é a bruta, , então a fórmula teria que ser ajustada, ou então apenas o nome da variavel mesmo de líquida para bruta.

Mas enfim, a questão aqui é só uma dúvida bem supérflua mesmo, só fiquei com essa dúvida.

Olá, Dênis!

A sua dúvida é muito relevante e eu agradeço por compartilhá-la aqui! ✨

E o seu raciocínio está indo no caminho certo, o único problema é que na sua fórmula o desconto está sendo aplicado diretamente na margem bruta (como comentei anteriormente).

Vou explicar melhor…

A margem bruta é a diferença entre a receita bruta e o custo dos produtos vendidos. Ela representa o lucro que você obtém com a venda de cada unidade do produto, antes de considerar outras despesas.

Ou seja, a margem bruta considera apenas o custo dos produtos vendidos e não inclui outras despesas ou descontos oferecidos aos clientes. Ela representa o lucro por unidade vendida antes desses fatores serem considerados.

Se você calcular a margem bruta e depois aplicar o desconto, você não obtém a receita líquida diretamente, mas sim um valor ajustado da margem, que reflete o impacto do desconto sobre a margem bruta.

A fórmula disponível na “Opinião do instrutor” calcula a receita líquida, pois ela considera o desconto de 10% sobre o preço de venda.

ReceitaLiquida = SUMX(
    Vendas,
    Vendas[Quantidade] * Vendas[PrecoUnitario] * (1 - 0.10)
)

Vou detalhar a fórmula logo abaixo:

  1. Vendas[Quantidade] * Vendas[PrecoUnitario]: Essa parte calcula a receita bruta, multiplicando a quantidade vendida pelo preço unitário.
  2. (1 - 0.10): Essa parte representa o desconto de 10% (a informação que temos a partir da atividade) aplicado sobre o preço de venda.

→ Caso você queira ir além, e calcular a receita líquida de forma completa, adicionando os custos e as despesas à fórmula. Você pode usar como exemplo a fórmula abaixo:

ReceitaLiquida = 
SUMX(
    Vendas,
    (Vendas[Quantidade] * Vendas[PrecoUnitario] * (1 - 0.10)) - Vendas[CustoUnitario]
) - [OutrasDespesas]

Espero ter ajudado!

Abraço ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Porque usamos 1-0,10? Para calcular a % não seria só multiplicar por 0,10?

Por que como você vai dar um desconto de 10%, vc tem que apresentar os 90% do valor total, multiplicar "1 - 0,10" é a mesma coisa que multiplicar por 0,90, geralmente se utiliza 1 - "a porcentagem do desconto" para não precisar ficar calculando qual a porcentagem inversa. Agora multiplicando por 0,10 voce estaria dando um desconto de 90%, e caso queira usar essa metodologia, voce poderia fazer "valor total" menos "valor multiplicado por 0,10" mas aí dá muita volta para chegar num resultado que é só multiplicar por 1 - 0,10 ou por 0,90.