1
resposta

Realmente é um ponto fraco?

Eu até concordo que existem brigas dentro de algumas comunidades, porém, isso está longe de ser algo exclusivo no universo Linux, a comunidade do Windows briga por versão ou por coisas ainda mais fúteis como "antivírus mais eficiente".

Mas o desenvolvimento pode ficar prejudicado? Particularmente eu não concordo! Isso é visão muito simplista de como funciona o desenvolvimento livre, sendo que o mótivo de ter tantas distros é JUSTAMENTE ele ser livre.

Quando é dito "Ahhn mas a industria prefere algo centralizado como o Windows." , essa frase pode até sinalizar um mau entendimento sobre como funciona o universo, o fato de existirem muitas distros com objetivos diferentes viabiliza o Linux está nos celulares, tv's, carros, pc's, consoles e diversos outros tipos de dispositivos para usuário final e até mesmo para outros tipos de usuários... Android tá aí usando o Linux mesmo existindo dezenas de variações do Kernel (Zen, Stable, LTS, Hardened, Aufs, Libre...), nenhuma delas vai prejudicar o Google e a Google não prejudica o Kernel Linux e ABSOLUTAMENTE ninguém fica com medo de comprar um aparelho só pq ele usa uma versão diferente do Android (Mesmo em casos extremos de modificações como a MiUI).

De forma simplificada, podemos até dizer que montar uma distro Linux é quase como montar um carro de Lego, não importam quantas distros usem o KDE e o apt, continua centralizado neles e essas distros atingem públicos diferentes e consequentemente geram relatórios de bugs detalhada um público específico., por exemplo? A Valve com o SteamOS e o Proton viabilizou a "jogatina" no Linux em dois anos mais doq dezenas de anos, simplesmente centralizando o público.

Por exemplo, digamos que eu monte um Linux que use o pacman como gerenciadores de pacotes, GRUB como bootloader, KDE/Plasma como desktop environment, SDDM como display manager, Linux-mainline como kernels e o F2FS/Ext4 como file system. Agora eu posso pegar essa "distro" que montei e começar a fazer minha própria ISO e distribuir ela, em nenhum momento eu vou estar prejudicando o desenvolvimento das softwares citadas. Pelo contrário, eu posso focar ela para artistas digitais e essa minha "distro" vai gerar relatórios mais eficientes de bugs para esses usuarios finais.

Falar que ter muitas distribuições Linux configuram um ponto fraco é o mesmo que falar que o NextJS deveria deixar de existir e seus desenvolvedores focarem apenas no ReactJS. Isso não faz sentido nenhum.

Sendo bem simplista e direto? Sabe pq existem distros do Linux? Pq pode.

1 resposta

Ah, como é feliz o dia em que se vê um comentário nesse fórum em favor do Linux com tanta paixão (e argumentação!).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software