Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

React It's Awesome!

Ok, sou prog. back-end. (.net mas estou migrando para nodeJS, sim, welcome to Matrix)

Enfim, tenho conhecimento básico de HTML5 e estou aprendendo Javascritp a fundo.

Não serei um bom programador Front-End pois não tenho capacidade de Design mas... gostaria de aprender React JS / Native.

A pergunta é: Fica estranho mencionar que eu sei linguagens como javascript e react, mas não tenho conhecimento sobre Front-End ? O quão estas "palavras" estão ligadas ?

Ou estou errado ?

1 resposta
solução!

Fala Jose, tudo bem ?

Então, vou passar um pouco mais do meu caso, pra exemplificar.

Comecei com programação já partindo pro back-end, construí toda minha experiência com código nessa área, hoje sou programador e instrutor na Caelum, mais especificamente back-end com Java.

Mais recentemente foquei estudos no JavaScript, começando ainda no back com node (esboçando algumas rest apis, por exemplo). Com a ampla aplicação da linguagem, indo mais a fundo acabei chegando até os frameworks que atuam do lado do cliente como Angular JS, e React, que acabou me levando a aprofundar estudos e ir além com React Native no mobile.

Como você vê meu background vem de programação no back, com pouquíssima experiência em front. Recentemente estive pensando justamente sobre sua dúvida. Como posicionar meu conhecimento em JavaScript, usando frameworks como React etc, se não domino totalmente HTML e CSS ?

Bom o que me deixou mais tranquilo é justamente o posicionamento da linguagem JavaScript no mercado. Hoje a linguagem tem forte presença em todos os mercados (backend web, front end e mobile). Logo, é possível sim obter domínio sobre a linguagem mesmo não tendo experiência no front.