Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

React It's Awesome!

Ok, sou prog. back-end. (.net mas estou migrando para nodeJS, sim, welcome to Matrix)

Enfim, tenho conhecimento básico de HTML5 e estou aprendendo Javascritp a fundo.

Não serei um bom programador Front-End pois não tenho capacidade de Design mas... gostaria de aprender React JS / Native.

A pergunta é: Fica estranho mencionar que eu sei linguagens como javascript e react, mas não tenho conhecimento sobre Front-End ? O quão estas "palavras" estão ligadas ?

Ou estou errado ?

1 resposta
solução!

Fala Jose, tudo bem ?

Então, vou passar um pouco mais do meu caso, pra exemplificar.

Comecei com programação já partindo pro back-end, construí toda minha experiência com código nessa área, hoje sou programador e instrutor na Caelum, mais especificamente back-end com Java.

Mais recentemente foquei estudos no JavaScript, começando ainda no back com node (esboçando algumas rest apis, por exemplo). Com a ampla aplicação da linguagem, indo mais a fundo acabei chegando até os frameworks que atuam do lado do cliente como Angular JS, e React, que acabou me levando a aprofundar estudos e ir além com React Native no mobile.

Como você vê meu background vem de programação no back, com pouquíssima experiência em front. Recentemente estive pensando justamente sobre sua dúvida. Como posicionar meu conhecimento em JavaScript, usando frameworks como React etc, se não domino totalmente HTML e CSS ?

Bom o que me deixou mais tranquilo é justamente o posicionamento da linguagem JavaScript no mercado. Hoje a linguagem tem forte presença em todos os mercados (backend web, front end e mobile). Logo, é possível sim obter domínio sobre a linguagem mesmo não tendo experiência no front.

No uso de libs como React vejo que a discussão é mais sensível, pois, por mais que você pode obter domínio sobre JavaScript como linguagem de programação, é importante sim ter uma base sólida de conhecimentos sobre como ela se comporta numa app front tendo contato com HTML e CSS (não tem jeito, React é uma lib js pra construção de User Interfaces na web, e construção de boas UIs requer conhecimento aprofundado nas três linguagens). Então, se você quiser se posicionar no mercado em busca de oportunidades como desenvolvedor com React é fundamental ir além nos estudos de HTML e CSS.

Já para ir além no mobile talvez nem tanto, dado que o Native aproveita toda a arquitetura do React, mas fundamentalmente interage com os SDKs nativos das plataformas mobile. Então se você tem bom conhecimento sobre JS, dos componentes React e seu ciclo de vida, como a lib foi arquitetada etc, e mais um bom background de backend - principalmente com linguagens como Java, Kotlin (Android), Swift, Objective C (iOS) - você pode ter mais facilidade aqui.

Enfim, JavaScript hoje transcende à discussão front x back, mas pensando especificamente a libs ficamos mais próximos de cada uma das áreas.

Espero ter ajudado no pensamento. Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software