Oi Alexandre!
O processo criativo e o tempo que se gasta em cada etapa vai variar de pessoa pra pessoa e até mesmo de projeto para projeto.
Há trabalhos que eu levo mais tempo fazendo estudos nos rascunhos, principalmente quando não chego a soluções que me inspirem confiança. Vale a pena gastar um tempinho a mais rascunhando, nesses casos, para não apostar em opções em que você não acredite muito.
O envio das opções varia. Há muitos profissionais que gostam de mostrar três opções rascunhadas ou um pouquinho mais trabalhados para o cliente apontar um caminho a seguir e fazer muitas validações até o momento final. Há clientes que se sentem mais seguros assim também.
Eu, particularmente, faço como fizemos no vídeo. Converso muito com o cliente antes, na coleta de informações e entrevista, para me embasar bem, e apresento apenas uma opção, já vetorizada e com aplicação simulada. Além de defender melhor o partido visual, ajuda o cliente a visualizar minha proposta e evita de entregar a ele um problema em vez de uma solução: "Qual dos caminhos devemos seguir?" Gosto de ter convicção e apontar: "O caminho que proponho é este aqui".
Quanto ao prazom sugiro que converse com o cliente para analisar o tempo que eles dispõe e a complexidade do caso.
Já realizei trabalhos urgentes de desenvolvimento de logo em 3 dias, mas você acaba abreviando certas etapas do processo, o que nem sempre é saudável.
Gosto de trabalhar com pelo menos 2 semanas para estudar a marca, o mercado e rabiscar minhas alternativas, e mais 2 semanas para encontrar um caminho, vetorizar e apresentar.
Em casos mais complexos, principalmente em que a coleta de informações pode pedir uma investigação in loco, pesquisas mais profundas e entrevistas com diversos setores da empresa, pediria pelo menos três meses para delimitar o problema e apresentar uma solução, caso haja disponibilidade.
Sobre a apresentação das propostas ser por e-mail ou presencial, prefira sempre presencial, assim você pode defender apresentar visualmente e verbalmente seu projeto, trocando mais com o cliente, mas nem sempre isso será possível.
Será muito comum que os clientes peçam que entregue por e-mail para que sua proposta corra mais rapidamente mais de um setor da empresa e passe por todos que precisam aprová-la sem tomar muito tempo. Por isso, lembre sempre de defender bastante sua proposta visualmente, simulando aplicações e se comunicando bastante com os atributos da marca levantados na entrevista.
Faz sentido pra você? Qualquer coisa tamos aí. A equipe Alura fica muito feliz que tenha curtido o curso =)
Um abraço!