1
resposta

Rascunhos

Olá, tudo bem? Antes de tirar minhas duvidas quero parabenizar pelo material do curso, está muito bom, mas muito bom mesmo, parabéns.

Gostaria de saber como você trabalha na questão dos rascunhos ou no processo criativo, quanto tempo você se dedica em cima dos rascunhos? Quanto tempo você pede para entregar o Job? Os previews dos logos vc apresenta em reunião ou envia por email, como funciona esta parte?

Obrigado pela atenção.

1 resposta

Oi Alexandre!

O processo criativo e o tempo que se gasta em cada etapa vai variar de pessoa pra pessoa e até mesmo de projeto para projeto.

Há trabalhos que eu levo mais tempo fazendo estudos nos rascunhos, principalmente quando não chego a soluções que me inspirem confiança. Vale a pena gastar um tempinho a mais rascunhando, nesses casos, para não apostar em opções em que você não acredite muito.

O envio das opções varia. Há muitos profissionais que gostam de mostrar três opções rascunhadas ou um pouquinho mais trabalhados para o cliente apontar um caminho a seguir e fazer muitas validações até o momento final. Há clientes que se sentem mais seguros assim também.

Eu, particularmente, faço como fizemos no vídeo. Converso muito com o cliente antes, na coleta de informações e entrevista, para me embasar bem, e apresento apenas uma opção, já vetorizada e com aplicação simulada. Além de defender melhor o partido visual, ajuda o cliente a visualizar minha proposta e evita de entregar a ele um problema em vez de uma solução: "Qual dos caminhos devemos seguir?" Gosto de ter convicção e apontar: "O caminho que proponho é este aqui".

Quanto ao prazom sugiro que converse com o cliente para analisar o tempo que eles dispõe e a complexidade do caso.

Já realizei trabalhos urgentes de desenvolvimento de logo em 3 dias, mas você acaba abreviando certas etapas do processo, o que nem sempre é saudável.

Gosto de trabalhar com pelo menos 2 semanas para estudar a marca, o mercado e rabiscar minhas alternativas, e mais 2 semanas para encontrar um caminho, vetorizar e apresentar.

Em casos mais complexos, principalmente em que a coleta de informações pode pedir uma investigação in loco, pesquisas mais profundas e entrevistas com diversos setores da empresa, pediria pelo menos três meses para delimitar o problema e apresentar uma solução, caso haja disponibilidade.

Sobre a apresentação das propostas ser por e-mail ou presencial, prefira sempre presencial, assim você pode defender apresentar visualmente e verbalmente seu projeto, trocando mais com o cliente, mas nem sempre isso será possível.

Será muito comum que os clientes peçam que entregue por e-mail para que sua proposta corra mais rapidamente mais de um setor da empresa e passe por todos que precisam aprová-la sem tomar muito tempo. Por isso, lembre sempre de defender bastante sua proposta visualmente, simulando aplicações e se comunicando bastante com os atributos da marca levantados na entrevista.

Faz sentido pra você? Qualquer coisa tamos aí. A equipe Alura fica muito feliz que tenha curtido o curso =)

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software