Assim que coloquei a função calculaChancedeErrar(); a raquete do oponente após iniciado jogo sai da tela. Alguém teve algo parecido?
Assim que coloquei a função calculaChancedeErrar(); a raquete do oponente após iniciado jogo sai da tela. Alguém teve algo parecido?
Olá, Álvaro! Tudo bom?
Certamente é algum problema no seu código. Você poderia compartilhar o link do seu projeto para que eu possa visualizar melhor?
Fico no aguardo.
Olá, Álvaro! O problema é que na função movimenta raquete oponente você calculou de acordo com a vecidade y da bolinha e não o y da raquete. A correspondência equivocada acabou gerando o bug na raquete, olha só no código.
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//variáveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
let colidiu = false;
//variáveis raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let yVelocidadeOponente;
let chanceDeErrar = 0;
//velocidade da bolinha
let xVelocidadeBolinha = 10;
let yVelocidadeBolinha = 10;
//placar
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let trilha;
let raquetada;
let ponto;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
VerificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
VerificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPontos();
//multiplayer();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += xVelocidadeBolinha;
yBolinha += yVelocidadeBolinha;
}
function verificaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
xVelocidadeBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
yVelocidadeBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete (x, y){
rect(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function multiplayer(){
if(keyIsDown(87)){
yRaqueteOponente -= 10;
}
if(keyIsDown(83)){
yRaqueteOponente += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if(xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
xVelocidadeBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function VerificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
xVelocidadeBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
yVelocidadeOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete /2 - 30;
yRaqueteOponente += yVelocidadeOponente + chanceDeErrar; //nesta parte do código que a correspodência foi feita de forma incorreta
calculaChanceDeErrar();
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect (150, 10, 40, 20);
fill(255);
text (meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect (450, 10, 40, 20);
fill(255);
text (pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 23
}
}
Obrigado Camila, acabei não percebendo o erro!