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Raio ou diâmetro?

Oi, gente!

Na hora de construir a colisão com a raquete do oponente, optei pelo seguinte código - o que entendi ser o contrário dentro do plano cartesiano:

function colidirRaqueteOponente() {
  if (xBolinha + diametro > xRaqueteOponente + raqueteComprimento &&
     yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura &&
     yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

No entanto, com a velocidade bem baixa notei que ao usar xBolinha + raio, parte da bolinha entrava na raquete e troquei para diametro, como está na fórmula. Só achei estranho porque para mim xBolinha era o meio do círculo, e ela circulava a partir do tamanho do raio.

E aí? Ou sou eu que tô viajando?

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Olá, Thomas! Tudo certo?

Bem interessante sua solução sem utilizar a biblioteca. Alguns alunos também pensaram da mesma forma, seria legal dar uma procurada por aqui pelo fórum.

Sobre o raio e o diâmetro, o instrutor nomeia essas variáveis porque representam o espaço que o objeto bolinha vai ocupar no plano do cartesiano. No entanto, elas nada mais são do que valores no plano cartesiano do p5.js. Dessa forma, quando aumentamos o valor do diâmetro ou raio, aumentamos também a distância entre um objeto e outro. Ficou mais claro ou mais confuso? xD

Ah, outro detalhe é que o desenho do objeto começa do ponto superior esquerdo para baixo, ou seja, você não está viajando :D.

Espero que as informações tenham ajudado.

Um abraço e bons estudos!