1
resposta

Quero unificar duas linhas com a mesma chave exemplo abaixo

Bom Dia! Preciso saber como fazer a união em uma nova planilha dos dados de alunos onde na planilha de entrada temos alunos e cursos onde os alunos podem respetir cursos (iguais ou diferentes) produzindo uma planilha de saída com os dados dos cursos de cada aluno numa única linha com todos os seus cursos.

Como fazer? Já procurei em vários fóruns e não achei a solução...Favor indicar ou mandar o código se tiverem para melhor entendimento.

Obrigado.

Planilha Entrada
   A                     B                   C                          D                 E                F                G
alu1             Curso1     Curso10
alu2             Curso2     Curso20         Curso4
alu2             Curso5      Curso8
alu4             Curso7
Planilha Saída
  A                     B                     C                      D                        E                  F                    G
alu1           Curso1      Curso10
alu2           Curso2      Curso20        Curso4          Curso5       Curso8
alu3           Curso 7

Se na saída, os cursos pudessem estar classificados em ordem ascedente, melhor.

1 resposta

Olá Ademir, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Para resolver esse problema, utilizei o Google Sheets, utilizando as funções UNIQUE, JOINTEXT e FILTER. A função FILTER é importante para realizar essa transformação e infelizmente só está disponível na versão Office 365.

A partir da tabela com os Dados, criei uma nova planilha que conterá os Resultados.

Tabela de dados inicial:

Tabela de dados com alunos e cursos que foram realizados por cada um deles, com repetição de alguns alunos na coluna inicial

Tabela de resultados, com ênfase na coluna de cursos agrupados:

Tabela com alunos únicos e cursos que foram feitos por eles de forma agrupada

A primeira coluna da tabela de resultados conterá os valores únicos de alunos, que serão obtidos utilizando a função =UNIQUE(Dados!A2:A), escrita na célula A2.

A segunda coluna será utilizada para agrupar todas os cursos em uma única célula, a fórmula utilizada foi a =TEXTJOIN(",";1;C2:K2), escrita na célula B2.

As colunas C em diante, serão utilizadas para agrupar os dados de cada coluna de dados de forma separada da planilha dos dados.

Dessa forma, a coluna C da aba Resultados é responsável por agrupar os dados da coluna B na planilha dos dados, a coluna D da aba Resultados é responsável por agrupar os dados da coluna C da planilha de dados e assim por diante, a fórmula utilizada na célula C2 é a seguinte =TEXTJOIN(",";1;FILTER(Dados!B2:B;Dados!$A2:$A=$A2)). Ela pode ser copiada tanto para baixo, na mesma coluna, quanto para a direita, na mesma linha, mantendo as referências de forma correta.

Feito isso, pode ser utilizada uma opção para dividir texto para colunas, para que cada curso fique em uma coluna diferente. Essa opção pode ser encontrada na aba Dados, na opção Dividir texto em colunas no menu superior do Google Sheets. Para isso, fiz uma cópia da planilha de resultados, selecionei a coluna B que contém os cursos agrupados e selecionei a opção de dividir texto.

Selecionar uma coluna inteira no Google Sheets clicando no título da coluna B

Selecionar a opção de dividir texto em colunas na aba dados do Google Sheets

Ao realizar esses passos, você obterá uma tabela com o formato que você estava buscando, com cada curso em uma coluna distinta para cada aluno único.

Tabela com alunos únicos e cursos realizados por eles em colunas separadas

Você pode realizar o download dessa planilha de exemplo através desse link do Drive.

Tentei realizar a classificação por ordem de cursos. Mas como os cursos estão em formato textual, ao realizar a ordenação, não obtive um bom resultado, uma vez que os dígitos numéricos não vão ser entendidos como numéricos, resultando em uma comparação letra por letra, portanto o valor 20 sempre virá antes do 3 por exemplo.

Caso queira realizar no Excel, existe um complemento que você consegue obter o mesmo resultado. Mas esse complemento é pago e sua versão gratuita só pode ser utilizada durante 14 dias.

Exemplo de funcionamento do complemento:

Ferramenta de Merge Duplicates do complemento Abblebits que pode ser usado no Excel para agrupar dados baseados em um mesmo valor chave

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!