https://g.co/gemini/share/35b05fe2471a como esta que nota
Oi, Douglas! Como vai?
Primeiramente, parabéns pelo projeto 'A Mente Focada'! O resultado final é impressionante, principalmente por ter sido construído com o auxílio de IA. Você conseguiu criar uma ferramenta bonita, funcional e com um propósito muito claro. A estrutura, o design e a interatividade estão excelentes.
Com base no que você construiu, aqui vão algumas dicas práticas, pensando em como você pode orientar a IA para evoluir ainda mais este e outros projetos:
1. Segurança da Chave de API (API Key)
Com o que você descreveu, o ponto mais crítico é a apiKey
estar visível no código. No seu código, temos:
const apiKey = "";
Mesmo que o valor esteja vazio no exemplo, em um projeto real, a chave estaria ali. Isso é como deixar a chave da sua casa debaixo do tapete. Qualquer pessoa que visitar o site pode pegá-la e usar a sua conta da API, o que pode gerar custos inesperados para você.
Dica Prática: A solução ideal é nunca expor a chave no código do navegador (frontend). O correto é ter um "intermediário" (backend) que guarda a chave em segredo.
Você pode pedir para a IA o seguinte: "Crie um proxy simples usando Node.js e Express para fazer chamadas para a API do Gemini. O frontend deve chamar o meu proxy, e o proxy deve adicionar a API key e chamar a API do Gemini."
Isso ensina a IA a criar essa camada de segurança para você, um dos pontos importantes ao se trabalhar com APIs.
2. Unificação da Experiência do Usuário (UX)
Você usou a IA para criar um modal muito elegante para exibir as respostas. No entanto, para validações de formulário, o código usa o alert()
padrão do navegador.
if (!task.trim()) { alert('Por favor, descreva a tarefa.'); return; }
Dica Prática: Para deixar a experiência mais profissional e consistente, peça à IA para usar o mesmo modal para tudo.
Um bom prompt seria: "Refatore o código para que, em vez de usar 'alert()', ele chame a função 'showModal' para exibir mensagens de erro ao usuário. A mensagem deve ser clara, como 'Por favor, preencha o campo para continuar.'"
3. Melhorando a Acessibilidade (A11y)
O seu site já tem uma boa base de acessibilidade. Um pequeno ajuste pode melhorá-lo ainda mais para usuários de leitores de tela.
Dica Prática: Peça à IA para indicar qual página está ativa.
O prompt pode ser: "Na função de navegação, adicione o atributo 'aria-current' com o valor 'page' ao link do menu que corresponde à seção ativa. Remova o atributo dos outros links."
Ajuste seu código assim:
navigateTo(sectionId) {
// ...
navLinks.forEach(link => {
const isActive = link.dataset.section === sectionId;
link.classList.toggle('active-nav', isActive);
// Ajuste para acessibilidade
if (isActive) {
link.setAttribute('aria-current', 'page');
} else {
link.removeAttribute('aria-current');
}
});
// ...
}
Seu projeto é um exemplo fantástico do que é possível alcançar com as ferramentas de IA generativa. Essas dicas são os próximos passos para você ter ainda mais controle e criar produtos digitais cada vez mais robustos e profissionais. A nota é, sem dúvida, excelente!
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.
Abraços e bons estudos!