Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Que conselho você daria?

Oi, Priscila! Aproveito o tópico em questão para lançar esta pergunta:

• Que conselho você daria para jovens que estão passando por um processo de escolha de carreira? A gente sabe que nem sempre na vida as pessoas possuem o discernimento necessário para optar por uma carreira que esteja alinhada com seus talentos e competências individuais, até porque muitos desconhecem que competências e talentos seriam estes. Por outro lado, nem sempre a vida proporciona o direito aos jovens de fazerem escolhas que, a princípio, trariam mais felicidade pessoal. Por vezes, as pessoas são levadas a fazer escolhas "necessárias" ou "disponíveis".
2 respostas
solução!

Oi Kleber,

Excelente reflexão.

Inclusive passo isso em casa, minha filha tem 16 anos e está muito em dúvida entre gastronomia, marketing e SI.

No próximo ano ela vai fazer um teste vocacional, espero que ajude, enquanto isso não rola, recomendo que ela busque muitas informações em sites, como o guia do estudante, por exemplo. Além disso, existem as feiras das profissões, inclusive no formato online por conta da pandemia. Feiras de intercâmbios... Tudo o que possibilitar novas ideias, estamos lá!

Inclusive esse artigo fala bem sobre o tema: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-escolher-a-profissao/

Aviso ela que o teste vocacional não é a resolução dos problemas, ele só pode ajudar ela a perceber no que ela é melhor e em qual área pode aplicar essas competências e habilidades pré existentes. Falo isso porque ela precisa estar consciente de que não é um jogo de tudo ou nada, são indícios, ela vai conhecer áreas que talvez nem cogitasse.

Além disso, conversamos muito, sobre mercado de trabalho, o quanto vai ter coisas que ela vai amar fazer e coisas que ela vai odiar e que fazem parte.

Sobre essa questão de oportunidade, sei bem como é. Quando ganhei minha bolsa 100% optei por marketing, no fundo no fundo sempre quis psicologia, mas não tinha condições para pagar esse curso, abracei o mkt com unhas e dentes e ele me ajudou muito, tanto que agora estudo o que amo, não que eu não amasse o mkt, mas com o tempo descobri que não era bem ele que eu tantato queria...rs

Desculpe o textão, espero que ajude. =)

Tranquilo, Priscila! É sempre bom ouvir como as pessoas lidam com algumas dificuldades pessoais que vão pintando pelo caminho.Seus textões serão sempre muito bem-vindos! =) Grato pela atenção!