Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Que área que é alocada no comando "alter database flashback on"?

O mesmo vale para o comando:

create restore point RESTORE_DB_01 guarantee flashback database;

exemplo: se eu criar um ponto de restore todo dia, vai aumentar os archives ou alguma outra área ?

Outra pergunta: posso deixa o alter database flashback on em todo tempo? vai gerar algum problema de aumento de espaço?

1 resposta
solução!

Boa noite Francinildo tudo bom ? sobre sua pergunta segue a seguinte informação :


Vai aumentar os archives ou alguma outra área ?

A quantidade de archives não irá aumentar. Porém normalmente se coloca o area de fast_recovery_area (ou flash recovery area na versão 10g) no mesmo caminho da area de archive, logo, os archives e os arquivos flash irão ocupar e concorrer o mesmo destino. Neste caso vc poderá ter uma taxa de ocupação maior.


Posso deixa o alter database flashback on em todo tempo?

depende da sua necessidade. Você pode deixar desde que tenha area possivel para ocupar até que faça um backup e passe o tempo de retenção dos arquivos flash.


vai gerar algum problema de aumento de espaço?

Pode concorrer espaço. Isso significa que uma area destinada para archive pode ter tanto archives, quantos arquivos flash. Você pode ter um caminho para archive e outro para arquivos flash, isso nao comprometerá a area de archive e impossibilitando o congelamento do banco de dados. Lembre-se: quando o espaço da area de archive atingir 100% (independente do arquivo que tiver lá dentro) pode comprometer o funcionamento causando o congelamento do banco de dados (não conseguirar fazer qualquer alteração ou gravação de dados no banco).

voce precisa setar este parametro abaixo para setar a flash recovery area


--- em ambientes RAC
ALTER SYSTEM SET DB_RECOVERY_FILE_DEST='/MEU_CAMINHO' scope=spfile sid='*' ;
 ALTER SYSTEM SET DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE = <Tamanho em Mega ou Giga> scope=spfile sid='*'; 

--- em ambientes single instance 
ALTER SYSTEM SET DB_RECOVERY_FILE_DEST='/MEU_CAMINHO' scope=spfile; 
 ALTER SYSTEM SET DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE = <Tamanho em Mega ou Giga> scope=spfile; 

Após a alteração faça o shutdown immediate e startup. Caso ja esteja setado o parametro, altere somente o comando no scope de spfile para both . Não será necessario reiniciar as instâncias.

Execute o comando abaixo para verificar o parametro db_recovery_file_dest e db_recovery_file_dest_size antes e validar a alteração depois:

SHOW PARAMETER RECOVERY

espero ter ajudado...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software