Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quantidade de sprints para garantir entregáveis

No decorrer do curso me surgiu uma dúvida: se o Scrum Guide define que ao término de cada sprint deve ser entregue algo de valor para o cliente como funciona quando duas ou mais sprints são necessárias para garantir o release? O que é considerado como entregável entre elas?

2 respostas
solução!

Caro Daniel,

Obrigado pela sua postagem!

Na prática em alguns casos, principalmente no desenvolvimento de produtos mais complexos, precisamos de mais de uma sprint para entregar uma release com um valor "mais robusto".

No entanto, isto não quer dizer que na sprint onde não é prevista a entrega deste valor "mais robusto" que nenhum valor foi gerado, é tudo uma questão de comunicar bem nas interações ao longo desta sprint (meio do caminho) para uma release, os itens que foram entregues /aceitos e que serão essenciais para o atendimento pleno da release.

Também salientamos que a visão da valor gerado - preconizada pela scrumguide, não é restrita apenas a entrega de uma release, mas sim a algo útil para o cliente, mesmo que não seja por exemplo, uma funcionalidade "rodando".

Bons estudos!

Fernando, muito obrigado pelos esclarecimentos!

Realmente não tinha ficado muito claro se a entrega de valor era sempre atrelada a "software rodando" ou, em um critério mais abrangente, demonstrar que o projeto estava evoluindo e que ao final da quantidade de sprints pré-estabelecida uma nova funcionalidade estaria disponível.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software