Pessoal, boa tarde!
ainda fiquei na duvida de quais sao os benefícios de usar o mongo em determinadas situacoes
outra coisa o mongoDB qual é sua capacidade de armazenamento em disco? ilimitado dependendo do hardware?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, boa tarde!
ainda fiquei na duvida de quais sao os benefícios de usar o mongo em determinadas situacoes
outra coisa o mongoDB qual é sua capacidade de armazenamento em disco? ilimitado dependendo do hardware?
Olá Cássio, tudo bem?
A escolha de um banco de dados para a utilização em uma aplicação depende muito das necessidades desta aplicação, o MongoDB por exemplo, pode ser utilizado quando não for necessário ter uma estrutura pré-definida (criar tabelas e colunas) do banco de dados, já que ele trabalha com documentos semelhantes a objetos JSON, devido a isso ele permite que a inserção de dados seja mais flexível. Então você pode utilizar o MongoDB quando não for necessário no seu banco de dados uma grande quantidade de relacionamentos e dependências entre dados, caso contrario devera ser usado um banco de dados relacional. O armazenamento em disco é ilimitado sim, porém ele acaba sendo limitado devido ao tamanho físico do disco e também o espaço disponível para uso. Mas isso pode ser trabalhado de duas formas:
Dimensionamento Vertical: Trabalhar com um único servidor e aumentar a capacidade de processamento e armazenamento sempre que for necessário.
Dimensionamento Horizontal: Trabalhar com vários servidores(Cluster) e adicionar novos servidores quando for necessário.
Você pode ver um pouco mais sobre esses métodos de armazenamento acessando a documentação do MongoDB
Espero ter ajudado!
Boa noite!
nossa me ajudou e muito!
entao minha aplicação vai ter aproximadamente 6 collection a primeira será a collection Mae onde vai conter todos os dados e as demais Collections serão geradas mais para relatórios, dashboards diários baseadas na Primeira collection, minha preocupação é a quantidade de linhas diárias gravadas que serao aproximadamente 2 milhões de linhas na collecition Mae, achei bem legal a flexibilidade, pelo que to vendo o importante e já modelar a collection com todos os possíveis relacionamentos assim otimizando mais ainda os dados e desempenho.
Mais uma vez muitissimo obrigado