Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quando usar o mongoDB e quando nao usar?

Pessoal, boa tarde!

ainda fiquei na duvida de quais sao os benefícios de usar o mongo em determinadas situacoes

outra coisa o mongoDB qual é sua capacidade de armazenamento em disco? ilimitado dependendo do hardware?

2 respostas

Olá Cássio, tudo bem?

A escolha de um banco de dados para a utilização em uma aplicação depende muito das necessidades desta aplicação, o MongoDB por exemplo, pode ser utilizado quando não for necessário ter uma estrutura pré-definida (criar tabelas e colunas) do banco de dados, já que ele trabalha com documentos semelhantes a objetos JSON, devido a isso ele permite que a inserção de dados seja mais flexível. Então você pode utilizar o MongoDB quando não for necessário no seu banco de dados uma grande quantidade de relacionamentos e dependências entre dados, caso contrario devera ser usado um banco de dados relacional. O armazenamento em disco é ilimitado sim, porém ele acaba sendo limitado devido ao tamanho físico do disco e também o espaço disponível para uso. Mas isso pode ser trabalhado de duas formas:

  • Dimensionamento Vertical: Trabalhar com um único servidor e aumentar a capacidade de processamento e armazenamento sempre que for necessário.

  • Dimensionamento Horizontal: Trabalhar com vários servidores(Cluster) e adicionar novos servidores quando for necessário.

Você pode ver um pouco mais sobre esses métodos de armazenamento acessando a documentação do MongoDB

Espero ter ajudado!

solução!

Boa noite!

nossa me ajudou e muito!

entao minha aplicação vai ter aproximadamente 6 collection a primeira será a collection Mae onde vai conter todos os dados e as demais Collections serão geradas mais para relatórios, dashboards diários baseadas na Primeira collection, minha preocupação é a quantidade de linhas diárias gravadas que serao aproximadamente 2 milhões de linhas na collecition Mae, achei bem legal a flexibilidade, pelo que to vendo o importante e já modelar a collection com todos os possíveis relacionamentos assim otimizando mais ainda os dados e desempenho.

Mais uma vez muitissimo obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software