Seguindo a aula, no tópico: 04 -Limitando os números sorteados
Quando sigo a instrução e incluo a parte do código:
function gerarNumeroAleatorio() { let numeroEscolhido = parseInt(Math.random() * 3 + 1); let quantidadeDeElementosNalista = listaDeNumerosSorteados.length();
if (quantidadeDeElementosNaLista == 3) {
listaDeNumerosSorteados = [];
}
//código omitido
}
De cara o jogo para de funcionar:
Primeiro o texto Inicial desaparece e o jogo não funciona mais:
![Como fica a tela do jogo
abaixo segue o codigo original (sem a alteração da aula):
let listaDeNumerosSorteados = []; let numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio (); let tentativas = 1 ;
function exibirTextoNaTela(tag, texto) { let campo = document.querySelector(tag); campo.innerHTML = texto; }
exibirMensagemInicial();
function exibirMensagemInicial() { exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do número secreto'); exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10'); }
function verificarChute() {
let chute = document.querySelector('input').value;
if (chute == numeroSecreto) {
exibirTextoNaTela('h1', 'Acertou!');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas': 'tentativa';
let mensagemTentativas = Você descobriu o número secreto, com ${tentativas} ${palavraTentativa}
;
exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled');
}
else {
if (chute > numeroSecreto) {
exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é menor');
} else {
exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é maior');
}
tentativas++;
limparCampo()
}
}
function gerarNumeroAleatorio() { let numeroEscolhido = parseInt(Math.random() * 10 + 1);
//Aqui abaixo seria a parte do codigo novo inserido, assim que coloco dá logo problema:
*** let quantidadeDeElementosNalista = listaDeNumerosSorteados.length();
if (quantidadeDeElementosNaLista == 3) {
listaDeNumerosSorteados = [];
}***
if (listaDeNumerosSorteados.includes(numeroEscolhido)) {
return gerarNumeroAleatorio();
}
else {
listaDeNumerosSorteados.push(numeroEscolhido);
return numeroEscolhido;
}
}
function limparCampo() { chute = document.querySelector('input'); chute.value = ''; }
function reiniciarJogo() { numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio(); limparCampo(); tentativas = 1; exibirMensagemInicial(); document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', true) }