Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual versão do Python meu Django esta utilizando ?

Qual versão do Python é utilizada ?

Estou usando Django no linux e como é conhecido o linux vem com python 2x e 3x instalado por default. Quando usava o Django no windows era comum eu definir uma virtualenv para poder trabalhar com diferentes versões do djando e python dentro de um mesmo ambiente. O que acontece é que quando recebo um erro no django ele me informa que a versão utilizada do Python é a 2x, mesmo eu podendo usar sintaxes específicas do 3x. Gostaria de saber se tem como definir a versão mais recente do Python para o django e se esse tipo de comportamento ocasiona erros de sintaxe

OBS: Estou usando a versão 1.7 do Djando como recomendado no curso.

error.png

1 resposta
solução!

Achei uma solução e resolvi compartilhar com vocês. Para usuário mais experientes isso pode soar trivial, mas eu achei de grande valia.

O problema:

Se você é usuário linux ja percebeu que duas versões do Python vem instaladas na sua maquina: Python2 e Python3. Dessa forma fica dificil definir qual versão o Django irá usar.

A solução:

Uma boa forma de resolver isso é usando um ambiente virtual, mais conhecido como virtualenv. O virtualenv cria um ambiente isolado do restante do sistema onde você pode rodar a versão que quiser do python e do django sem interferir ou ter interferência externa.

OK, mas como que eu instalo ?

Basta digitar :

sudo apt install virtualenv - e o ambiente virtual será instalado em sua maquina.

E como usa ?

Antes de sair usando é necessário criar o ambiente propriamente dito, sendo assim basta digitar o comando abaixo substituindo 'NomeDoAmbiente' por um nome de seu gosto:

Usando a Virtualenv com python 3:

virtualenv -p python3.5 NomeDoAmbiente

Usando a Virtualenv com python 2:

virtualenv -p python2 NomeDoAmbiente

Agora basta acessar e ativar seu ambiente virtual

source/NomeDoAmbiente/bin/activate

Sempre que você for usa-lo é necessário ativar antes, assim o ambiente fica rodando e mantem seus programas dentro dele.

Agora que voce baixou o viertualenv , criou um ambiente e o ativou basta fazer a instalação da versão que lhe for preferivel do Django:

pip install Django

Espero ter sido útil e ter ajudado alguém.

OBS: Sou novo por aqui, tanto na Alura, quanto no que diz respeito a programação :D. Então se o meu flood viola alguma regra, ou se eu to falando besteira no post, os moderadores podem ficar a vontade para excluir, mover ou me notificar, abraços