Sou programador e desenvolvedor de sistemas há 22 anos, e ouvi falar sobre a Síndrome do Impostor há uns 5 anos, quando fui pesquisar se existia alguém que se sentia da mesma forma que eu na época: "alguém que finge conhecer sobre o assunto e que está sempre à espera de que alguém mais experiente revise meu código e descubra toda a mentira que sempre fui".
Claro, nunca descobriram, porque realmente eu não sou ruim, e com o tempo eu fui percebendo que não há nada demais em não conhecer sobre um determinado assunto, ainda mais em nossa área de tecnologia. E reconhecer os pontos fracos deve servir de estímulo para que possamos estudar e aprender cada vez mais. Ainda tenho meus dias em que esta síndrome dá as caras, mas já consigo ver mais valor no que eu faço hoje do que antigamente.
Por outro lado, existem pessoas que se acham "a última bolacha do pacote", como uma Síndrome do Impostor às avessas. São pessoas que são tão arrogantes que acreditam nunca estarem erradas, que tudo o que elas fazem é o melhor, e não aceitam estarem erradas.
Como se manter neste equilíbrio, entre não se achar um impostor e não se achar tão excepcional a ponto de ser o arrogante da turma?