2
respostas

Qual Limite De Atributos Devo Ter Em Uma Tabela

Professor, gostaria de saber qual são os limites dos atributos que devo ter em uma tabela, porque já vi banco de dados com mais de 20 atributos e isso estava comprometendo o desempenho do sistema com lentidão, há limites recomendável de atributos ?

2 respostas

OI Felipe. Tudo joia? Não sei se entendi sua pergunta... mas, vejamos:

Em linguagem de Modelo Relacional,

Entidade é algo que existe no mundo real. Exemplo: Alunos, Cursos, cidades, clientes... Atributos descrevem as propriedades das entidades. Exemplo: (cliente): nome, cpf, telefone...

Em um banco de dados relacional, todas as informações são salvas em tabelas, que na linguagem de Modelo Relacional chamamos de Entidades. Então, na tabela cliente temos os campos, que são os atributos.

Resumindo:

Entidade = Tabela Atributos = Campos

Assim, talvez sua dúvida seja:

Qual o limite de campos em uma tabela de banco de dados relacional ?

BancoTotal de campos
SQL Server1024
Oracle1000
Postgres1600
Mysql4096
-----------------------------------

Essa quantidade de colunas pode variar dependendo da quantidade de registro em cada coluna. No Mysql por exemplo, cada coluna não pode exceder 64k.

Felipe, depende muito do contexto. O usual é criar as tabelas com os atributos que tem mais relação com o que está sendo armazenado e vai ser utilizado na aplicação.

Um exemplo, você tem a tabela Pessoa e na tabela tem uma coluna para armazenar o arquivo com o Currículo. Mesmo sendo um relacionamento de 1x1, você não necessariamente precisa ter uma coluna na tabela Pessoa e pode criar uma tabela PessoaCurriculo para armazenar esse arquivo. Considerando o crescimento da base e novos cadastros de Pessoa, a tabela PessoaCurriculo pode ser movida para outro arquivo de banco, com uma rotina de backup diferente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software