1
resposta

Qual ferramenta você indicaria para alguém que facilitará um workshop de ideação?

De fato, recentemente participei de uma oficina de ideação, na qual foi aplicada a dinâmica dos Chapéus com objetivo de geração de ideias. Os papéis divididos entre os participantes e atribuídos a cada um dos chapéus foram Delirante, Milionário, Efetivo e Prático, sendo que os portadores de cada um desses tipos diferentes de chapéus, deveriam contribuir com ideias para solução da necessidade previamente apresentada, com caracterísitcas relacionadas à caracterização dos mesmos. O resultado foi bem interessante, visto que todas as ideias foram submetidas a uma variação do kanban. Por conta desse minha experiência, respondendo à pergunta acima, sugeri a dinâmica dos Chapéus.

1 resposta

Olá, Claudia! Que bacana ver que você já teve uma experiência positiva com a dinâmica dos Chapéus. Essa é realmente uma ótima técnica para estimular a diversidade de pensamentos e ideias.

No entanto, considerando o conteúdo da aula e o desafio proposto, acredito que a ferramenta SCAMPER poderia ser uma opção interessante para facilitar um workshop de ideação.

O SCAMPER é uma técnica que propõe sete diferentes formas de pensar sobre um problema, representadas por cada uma das letras do acrônimo: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor para outros usos, Eliminar e Reorganizar.

Por exemplo, na fase de "Substituir", os participantes são incentivados a pensar sobre o que poderia ser substituído no problema atual para criar uma nova solução. Já na fase de "Combinar", a ideia é pensar em como diferentes elementos poderiam ser combinados para formar uma solução inovadora.

Assim como a dinâmica dos Chapéus, o SCAMPER incentiva os participantes a pensar fora da caixa e a contribuir com ideias criativas e diversificadas. Além disso, ele também pode ser combinado com outras técnicas, como o kanban, para organizar e priorizar as ideias geradas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software