Resolvi o exercício com o seguinte código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var raio = 20;
var cresce = true
function atualizaTela(){
if(cresce){
limpaTela();
desenhaCirculo(50, 50, raio, "blue");
raio++;
if(raio>40){
cresce = false;
}
}
if(cresce==false){
limpaTela();
desenhaCirculo(50,50, raio, "green");
raio--;
if (raio<20){
cresce=true;
}
}
}
setInterval(atualizaTela,10);
</script>
Porém vendo o tópico de outro aluno achei interessante a forma como ele organizou tudo e tentei seguir uma lógica similar, cortando os "if" e usando mais funções:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 20;
var cresce = true
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function check(){
if(raio>40){
cresce = false;
} else if (raio<20){
cresce=true;
}
}
function inflador(){
limpaTela();
desenhaCirculo(50, 50, raio, "blue");
raio++;
check();
}
function desinflador(){
limpaTela();
desenhaCirculo(50,50, raio, "green");
raio--;
check();
}
function atualizaTela(){
if(cresce){
inflador();
} else {
desinflador();
}
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>
Para quem quer trabalhar com programação qual dos 2 representa uma prática melhor?
Tenho receio de parecer aquelas pessoas que "complicam desnecessariamente as coisas" quando não precisa, algo que na área onde trabalho atualmente se torna um problema quando o assunto é trabalho em equipe.