2
respostas

Quais as vantagens de ter um código onde usamos classes e composição ao invés de tipos primitivos

Boa tarde pessoal, isso ainda não entrou na minha caixola, poderiam me dar uma ideia?

2 respostas

Essa é uma pergunta muito comum quando estamos no começo dos nossos estudos como desenvolvedores, Felipe!

Como o assunto é um pouco extenso, vou deixar como recomendação a leitura deste artigo: https://www.alura.com.br/conteudo/java-introducao-orientacao-objetos

Você pode procurar outras referências na internet sobre o assunto, mas basicamente, quando estamos falando da vantagem na utilização de classes, necessitamos entender mais profundamente os conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO).

Boa sorte em seus estudos!

Olá Felipe,

Acho que uma das principais vantagens é facilitar a leitura e a manutenção.

Quando você usa a orientação a objetos, ou seja, usando classes e composição, só de você bater o olho código, você já sabe o que ele está fazendo porque o nível de abstração é mais próximo da linguagem humana.

Pelo que eu percebi, dá mais trabalho pensar em OO, organizar as classes, observar o que está repetindo e transformar em classe, mas quando você for passar esse código para outra pessoa, ou quando você ficar muito tempo sem revisar o código e depois precisar fazer alguma manutenção, você vai ter menos trabalho e vai ser mais rápido.

Eu penso que a classe é uma maneira de agrupar todas as funções que fazem coisas parecidas.

Ao invés de ter funções soltas no código:

function depositar() {}
function sacar() {}
function transferir() {}

É mais fácil agrupar, assim, tudo relacionado a algo fica numa "grande função" chamada classe:

class Conta {
    depositar() {}
    sacar() {}
    transferir() {}
}

Existem outros paradigmas também como funcional que é bem interessante de se usar em alguns casos.