Boa tarde pessoal, isso ainda não entrou na minha caixola, poderiam me dar uma ideia?
Boa tarde pessoal, isso ainda não entrou na minha caixola, poderiam me dar uma ideia?
Essa é uma pergunta muito comum quando estamos no começo dos nossos estudos como desenvolvedores, Felipe!
Como o assunto é um pouco extenso, vou deixar como recomendação a leitura deste artigo: https://www.alura.com.br/conteudo/java-introducao-orientacao-objetos
Você pode procurar outras referências na internet sobre o assunto, mas basicamente, quando estamos falando da vantagem na utilização de classes, necessitamos entender mais profundamente os conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO).
Boa sorte em seus estudos!
Olá Felipe,
Acho que uma das principais vantagens é facilitar a leitura e a manutenção.
Quando você usa a orientação a objetos, ou seja, usando classes e composição, só de você bater o olho código, você já sabe o que ele está fazendo porque o nível de abstração é mais próximo da linguagem humana.
Pelo que eu percebi, dá mais trabalho pensar em OO, organizar as classes, observar o que está repetindo e transformar em classe, mas quando você for passar esse código para outra pessoa, ou quando você ficar muito tempo sem revisar o código e depois precisar fazer alguma manutenção, você vai ter menos trabalho e vai ser mais rápido.
Eu penso que a classe é uma maneira de agrupar todas as funções que fazem coisas parecidas.
Ao invés de ter funções soltas no código:
function depositar() {}
function sacar() {}
function transferir() {}
É mais fácil agrupar, assim, tudo relacionado a algo fica numa "grande função" chamada classe:
class Conta {
depositar() {}
sacar() {}
transferir() {}
}
Existem outros paradigmas também como funcional que é bem interessante de se usar em alguns casos.