Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Python desatualizado?

Ola, uso Ubuntu, Python 3.5 e Pycharm, e até o momento não tive nenhum problema, mas quando fui usar a função print(f'...{}...') ele da erro de syntax

tentei instalar o Python 3.9 via terminal mas ao iniciar um novo projeto ele apresenta o Erro:

ModuleNotFoundError: No module named 'distutils.util'

Alguém sabe como solucionar?

9 respostas

Oi Rafael, como vai? Espero que esteja bem ^-^

Cara, a sintaxe de f-string(print(f'...{}...') ) é permitida a partir do Python 3.6, por isso não conseguiu utilizá-la no Python 3.5.

Quanto ao erro que está ocorrendo no Python 3.9 é incerto dizer a respeito. O Python 3.9 é bem recente, então problemas de incompatibilidade podem ocorrer. O que recomendo nesse caso, é que você instale o Python3.7 ou 3.8 que atualmente são estáveis e há uma gama de possibilidades maiores em relação a erros nessas versões.

Tente o seguinte:

  • Rode o seguinte comando e veja se soluciona: sudo apt-get install python3-distutils
  • Caso o problema persista, desinstale o Python 3.9 e siga este tutorial para a instalação do Python 3.8 para que você consiga dar prosseguimento no curso sem futuros problemas

Qualquer dúvida estou por aqui, a gente vai conversando.

Abraços e bons estudos!

Beelza Rafael ? Cara ? Tenta isso : sudo apt-get install python3-distutils e me fala depois !!

Oi Nádia e Igor, muito obrigado pela atenção

Eu procurei esse erro em fóruns gringos e eles disseram para usar o mesmo comando e de novo eu tentei usar (não custa nada tentar d novo haha) sudo apt-get install python3-distutils

Mas após realizar o comando o terminal diz que é impossível encontrar o pacote python3-distutils, existe algum repositório que eu posso adicionar?

ele chega a Ler lista de pacotes, constrói uma arvore de dependências, lê informações de estado e por fim diz q é impossível encontrar o pacote

Eita... !!!

Bom ... Bora limpar o cenário para análise ? Faz o seguinte : Roda este comando :

  1. sudo apt-get update && sudo apt-get -y dist-upgrade && sudo apt-get -y autoremove && sudo apt-get -y autoclean && sudo ntpdate br.pool.ntp.org && sudo apt purge -y $(dpkg -l | awk '/^rc/ { print $2 }')

E depois esta abaixo :

  1. sudo apt-get autoremove --purge python ; sudo apt install software-properties-common; sudo add-apt-repository ppa:deadsnakes/ppa ; sudo apt-get install python3.9;

Copia e cola a linha no terminal ... e depois me diga !

Eae, ainda n foi...

diz que não foi encontrado o comando ntpdate

Continuei e dei o outro comando e desinstalou o ROS do meu computador hahaha, mas tudo bem, instalei o ROS para realizar uns trabalhos da faculdade e já terminei as matérias que usavam o ROS

Após todas as etapas abri o PyCharm e parecia que o erro foi solucionado, mas ele tentou procurar bibliotecas em um projeto que deletei manualmente ontem (que até então não tive problemas d ter inicializado um novo projeto com esse projeto deletado)...

Abrindo um projeto antigo do Python 3.5 ainda esta compilando e rodando normalmente, mas quando tento usar uma versão mais recente volta a dar o mesmo erro pedindo para configurar, analisando melhor ele pede para selecionar um interpretador valido e só apresenta a versão 3.5 (o erro de procurar a biblioteca em projeto antigo não apareceu mais, pois ele estava procurando um interpretador 3.5 nessa pasta...).

solução!

Consegui solucionar o meu problema

Na parte superior do Pycharm ele apresentou que eu deveria indicar aonde estava a biblioteca do python atualizada com um link, apertando ele pedia para configurar manualmente

Procurando os diretórios do Python3.8 em um terminal (~$locate python3.8), testei adicionar alguns diretórios ao Pycharm e descobri que biblioteca que ele queria estava localizada em /usr/bin/python3.8

Muito obrigado Nádia e Igor, pelo apoio

Olá, Rafael!

Estou passando por esse mesmo problema, você pode descrever com mais detalhes como solucionou isso?

Obrigado!

Ola Martin.

Primeiramente certifique-se de já ter instalado uma nova verso do Python (3.6 ou superior). Quando você criar um novo projeto, em Base interpreter insira o diretório aonde esta a versão atualizada do Python (caso esteja usando linux você pode descobrir esse diretorio com o comando locate Python)

Em resumo meu problema foi que o PyCharm não conseguiu encontrar as novas versões do Python, mas quando atualizei meu Ubuntu e reinstalei o PyCharm direto pelo terminal (sudo snap install pycharm-community) e o PyCharm já veio com o Python atualizado e esse problema não ocorreu mais

Deu certo! Obrigado, Rafael!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software