1
resposta

Proxies Reversos

Ola Augusto, fiquei com uma duvida a respeito de fazer testes em aplicações que estão atrás de proxies reversos!

Teria alguma técnica para esses casos?!

Exemplo, no IP 192.168.1.2 (Proxy) tenho a aplicação rh.contoso.com e também a aplicação fin.contoso.com ambas na porta 80, mas o acesso deve ser feito pelo nome que você digitou no browser, daí o proxy direciona para a aplicação correta e se você tentar acessar pelo IP não vai trazer nenhuma aplicação pois é do proxy! e o meu DNS não tem o IP do servidor real da aplicação!

1 resposta

Olá Márcio, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Uma abordagem comum é usar o cabeçalho "Host" na solicitação HTTP para especificar o nome de domínio que você deseja acessar. Por exemplo, ao enviar uma solicitação para o IP do proxy (192.168.1.2) na porta 80, você pode definir o cabeçalho "Host" como "rh.contoso.com" ou "fin.contoso.com". Dessa forma, o proxy direciona a solicitação para a aplicação correta.

Outra técnica que pode ser útil é a utilização de DNS rebinding. Essa técnica envolve o uso de um domínio controlado pelo atacante para fazer com que o navegador acesse diretamente o IP do servidor real da aplicação, contornando o proxy reverso. No entanto, é importante ressaltar que essa técnica pode ser complexa e requer um entendimento aprofundado do funcionamento do DNS.

É importante lembrar que essas são apenas algumas técnicas que podem ser utilizadas em casos de aplicações atrás de proxies reversos. A escolha da melhor abordagem dependerá do contexto específico e das restrições impostas pelo ambiente em que você está realizando os testes.

Espero ter ajudado e que essa resposta seja um bom ponto de partida para o seu projeto. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software