1
resposta

Protocolo http 1.1/http2/http3 no mesmo site

Enquanto estava olhando a aba do network no chrome, notei que o mesmo site está utilizando o http 1.1, http2 e o http3.

Isso tem a ver com o fato de os recursos estarem em dominios diferentes e por isso o servidor do recurso pode não possuir configuração pro http2? e dependendo do caso a conexão é feita com uma versão diferente? (http 1.1/http2/http3) ?

Percebi esse caso no site do github.

1 resposta

Olá Matthaeus, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Realmente, é possível que um site utilize diferentes versões do protocolo HTTP para diferentes recursos. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a compatibilidade do servidor com a versão do protocolo ou a necessidade de utilizar recursos de terceiros que ainda não suportam a versão mais recente do HTTP.

No caso específico do GitHub, é possível que alguns recursos estejam em servidores que não suportam o HTTP/2 ou HTTP/3, o que faz com que a conexão seja feita utilizando a versão mais antiga do protocolo, o HTTP/1.1. Isso não é necessariamente um problema, mas pode impactar no desempenho do site.

De qualquer forma, é importante lembrar que o HTTP/2 e HTTP/3 são versões mais recentes e otimizadas do protocolo, que trazem melhorias significativas em relação ao HTTP/1.1. Por isso, sempre que possível, é recomendado utilizar a versão mais recente do protocolo.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software