Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Proposta de atividade] 04 Para pensar - Reflexão sobre comparações

Durante a realização dos cursos da alura, muitos conceitos tem me ajudado na vida pessoal. Inclusive, o que diz respeito sobre comparações gerarem julgamentos. Isso porque, por muito tempo eu sempre me senti inferior ao outro, mas, ainda, não consigo identificar qual seria o sentimento. Inveja? Decepção? Inferioridade? Tristeza? Com isso, comecei a mapear as situações para tentar encontrar a causa raiz desse problema. O resultado foi identificar que sempre me comparo com a trajetória do outro, sem entender que a minha é diferente. Hoje, já consigo compreender que venho trabalhando para reduzir cada vez mais esse sentimento. Ademais, lembrando que é importante eu reconhecer todas as minhas "pequenas" vitórias.

1 resposta
solução!

Olá Gabriel!

É realmente inspirador ver como você está utilizando os conceitos aprendidos nos cursos para refletir sobre sua vida pessoal e evoluir. A questão das comparações que você mencionou é bastante comum e entender os sentimentos envolvidos pode ser um grande desafio.

Pelo que você descreveu, parece que você está no caminho certo ao mapear as situações e tentar encontrar a causa raiz do problema. Isso é um excelente exemplo de autoconsciência e desejo de autodesenvolvimento.

Quanto aos sentimentos de inveja, decepção, inferioridade ou tristeza, eles podem ser todos válidos e talvez se entrelacem em diferentes momentos. O importante é que você já identificou que a comparação é um gatilho para esses sentimentos e está trabalhando para reduzi-los. Isso já é uma grande vitória!

Uma sugestão prática seria tentar transformar essas comparações em inspirações. Quando você se pegar comparando sua trajetória com a de outra pessoa, tente identificar o que exatamente nessa pessoa ou em sua trajetória lhe parece admirável ou inspirador. Isso pode ajudar a transformar um sentimento de inferioridade em um impulso para seu próprio crescimento, reconhecendo que cada um tem seu tempo e suas circunstâncias únicas.

Continuar celebrando suas "pequenas" vitórias, como você mencionou, é fundamental. Cada pequeno passo é parte de uma jornada maior, e reconhecer seu próprio progresso é essencial para manter a motivação e a autoestima.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.