Você vai me ajudar a criar um post para o LinkedIn em 5 etapas. Complete uma etapa de cada vez e aguarde minha confirmação antes de avançar.
Etapa 1 — Contexto
Estou estudando análise de dados com Python. Quero criar um post autêntico sobre limpeza de dados (data cleaning), explicando de forma simples por que essa etapa é tão importante antes de qualquer análise.
Etapa 2 — Justificativa (faça isso antes de escrever)
Explique em 2-3 frases por que esse tema funciona bem para um post de LinkedIn de alguém que está começando na área de dados. Quais pontos tornam esse assunto relevante para a audiência?
Etapa 3 — Três rascunhos
Escreva 3 versões curtas do post (cada uma com no máximo 150 palavras):
Versão A: tom pessoal e narrativo (conte uma descoberta que tive estudando)
Versão B: tom técnico e educativo (explique o conceito com um exemplo prático)
Versão C: tom inspiracional (fale sobre superação de desafios no aprendizado)
Todas devem terminar com: #IAnaAlura #AnáliseDeDados #Python
Etapa 4 — Avaliação
Compare as três versões. Indique qual tem maior potencial de engajamento no LinkedIn para uma pessoa iniciante na área, e explique seus critérios.
Etapa 5 — Post final
Entregue a versão escolhida, refinada, sem mencionar nenhum curso específico e formatada corretamente para publicação no LinkedIn.
Quando comecei a estudar análise de dados, imaginei que meu tempo seria todo dedicado a gráficos e insights incríveis.
A realidade? Passei horas entendendo por que uma coluna de datas estava metade em português, metade em inglês — e por que isso quebrava tudo.
Foi aí que entendi o que é limpeza de dados de verdade.
Antes de qualquer análise, os dados precisam estar consistentes, sem valores faltando, sem duplicatas, sem erros de formatação. É um trabalho silencioso, mas sem ele, nenhum resultado é confiável.
E foi uma das descobertas mais importantes da minha jornada até aqui.
Se você também está começando: não subestime essa etapa. Ela é a base de tudo.
#IAnaAlura #AnáliseDeDados #Python