Oi pessoal,
eu imaginei que um possível problema enquanto fazia o filtro avançado que foi na hora de escrever exatamente o nome para o exemplo do produto. Tal problema pode ser resolvido usando coringas, mas e se a planilha fosse colocada para alguém que não tivesse o conhecimento do uso de coringas?
Bom, a solução que encontrei foi o uso da validação de dados complementada com o uso de duas funções, uma para selecionar as diferentes opções sem repetições, e outra para deixar mais amigável para o usuário. Com o intuito de simplicidade, eu também recomento o uso de tabelas para usar das referências estruturadas.
Para tanto vamos validar os dados para as colunas: Produtos, Tamanho e Categoria, pois essas podem dar mais problema no meu ponto de vista. O primeiro passo é fazer essa 'filtragem' automática das opções, para isso criamos uma nova aba que no fim do processo vai ficar escondida (aqui não importa o nome). Na primeira coluna vamos colocar as informações de "Produtos", por exemplo. Na primeira célula colocamos a função:
=ÚNICO(TB_Produtos[Produtos])
Tal função vai selecionar de maneira automática todas as diferentes opções que temos em produto, e quando eu digo automática é automática mesmo, pois seja usando a referência estruturada ou relativa, o Excel vai preencher as linhas abaixo com os outros valores únicos que ele achou. Quando usando a referência estruturada temos ainda mais vantagem, pois a funcionalidade mais importante e legal dessa função, se adicionarmos algo novo, não precisamos atualizar a função, pois vai ser adicionado sem fazer mais nada!
Para fins estéticos e de praticidade, podemos ainda adicionar no comando anterior a função classificar:
=ÚNICO(TB_Produtos[Produtos])
que vai deixar em ordem alfabética.
Depois disso é só fazer a validação de dados, clicando na célula onde se deseja, ir na aba Dados, e clicar em valição de dados:
e então selecionar a opção Lista, e a fonte, colocar naquela seleção o intevalo de desejo:
Um detalhe importante aqui é: nas versões mais atuais do Excel ele permite o uso desse coringa '#' no fim do intervalo, que diz pro programa pegar daquela primeira célula até a última linha preenchida daquela coluna, permitindo assim que a lista de opções da validação seja automaticamente atualizada!!
Dai é só repetir para as outras categorias e esconder essa aba auxiliar no seu Excel.
Espero que seja útil para os colégas!