9
respostas

[Projeto] Treinamento excel - Tabela para nutricionista 01

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de compartilhar um projeto que estou fazendo para uma amiga que está terminando a faculdade de Nutrição, no intuito de treinar meus conhecimentos adquiridos no curso. Utilizando função e validação de dados que vimos no curso anterior e ProcV que estamos vendo agora, criei uma planilha para um relatório de pacientes, automaticamente fazendo o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e mostrando o resultado. Se tiverem alguma dica para melhorar a tabela ou a formatação dela eu agradeço, principalmente se tiver alguma maneira de tirar o #DIV/0! nas ceulas que estão com a formula mas sem valores.

Futuramente, quando eu tiver mais conhecimento do curso, farei uma tabela para calcular os valores nutricionais dos alimentos, para minha amiga conseguir montar a dieta dos pacientes.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

9 respostas

Olá Gabriel, tudo bem com você?

Para lidar com o erro "#DIV/0!", nas células que estão realizando cálculos usando uma célula vazia como referência, você pode fazer o uso da função SEERRO do Excel. Essa função permite especificar um valor padrão para ser exibido caso ocorra um erro, como a divisão por zero. Por exemplo, se sua fórmula atual para o cálculo do IMC é algo como =peso/(altura^2), você pode modificar para:

=SEERRO((E2/(D2*D2));0)

Na fórmula acima o primeiro argumento é o cálculo do IMC e o segundo argumento é o valor padrão para caso o cálculo apresente um erro, neste caso o valor padrão será zero (0). No GIF abaixo apresento o exemplo de uso desta fórmula:

GIF contendo a exibição do uso da fórmula SEERRO no Excel

Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar alguma dica de implementação. Para melhorar a tabela e sua formatação você pode aplicar a formatação condicional para destacar valores fora de uma faixa desejada de IMC. Por exemplo, você pode definir regras para colorir as células em vermelho se o IMC for abaixo do peso, em verde se estiver na faixa saudável, em amarelo se estiver com sobrepeso, e assim por diante. Isso ajuda a tornar a visualização dos resultados mais intuitiva.

Após aprofundar ainda mais com conhecimentos de e de outros cursos de Excel da plataforma, você poderá aprimorar ainda mais o seu projeto - mas, um passo de cada vez e sempre aliando a prática para fixar os conhecimentos.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Professor, tudo bem?

Muito obrigado pelas dicas, me ajudou bastante.

Tanto a função SEERRO quanto a formatação condicional foram implementadas na tabela, olha como está agora:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

É possível usar a função SEERRO també para tirar aquele #N/D na coluna de resultado ?

Oi Gabriel!

Na sua planilha você acertou minha idade, errou o peso, mas está perdoado hahahaha

É possível, sim, utilizar a função SEERRO para tratar a coluna resultado. Basta evolver a fórmula que você está utilizando para definir o resultado dentro da fórmula SEERRO. Por exemplo:

=SEERRO(PROCV(A2;D3:F9;3;1);"Nada Encontrado")

Outro detalhe, é que o erro #N/D pode ser gerado caso você não trave o parâmetro matriz tabela e arraste para baixo, fazendo com que a referência da tabela seja perdida. Sendo assim, recomendo que trave a matriz tabela usando o dólar ($). Exemplo:

=PROCV(A2;$D$3:$F$9;3;1)

Resultado:

Gif mostrando o resultado das fórmulas

Caso queira se aprofundar um pouco mais na função SEERRO, recomendo a leitura abaixo:

Bons estudos!

Opa professor;

Usei seu nome de cobaia apenas para mostrar a formatação condicional que você tinha sugerido hahahaha

Sobre travar a matriz tabela eu já tinha feito para poder arrastar o código para as outras células. Utilizei a formula do SEERRO na PROCV conforme indicado e deu tudo certo, agora a tabela não mostra nenhum tipo de erro, todavia, ainda tenho mais uma dúvida.

Vamos supor que algum paciente desiste de fazer acompanhamento com a nutricionista e ela queira apagar os dados desse paciente da tabela, se caso ela apagar ou usar o botão del para apagar todas as informações, as formulas também são apagadas dessas células. Tem alguma maneira de eu evitar/proibir/bloquear que as informações/formula de alguma coluna sejam apagadas ?

Oi Gabriel,

Para proteger as células que possuem as fórmulas e impedir a edição, podemos usar a opção "Proteger Planilha" presente na guia "Revisão". Basta seguir os passos apresentados abaixo:

  • Selecione as células que você deseja permitir a edição
  • Clique com o botão direito nas células selecionadas, no menu de contexto que será aberto escolha "Formatar células"
  • Na janela que será aberta, vá para a guia "Proteção" e desmarque a opção "Bloqueado"
  • Clique em "OK"
  • Agora, basta ativar a proteção da planilha, na aba "Revisão" clique na opção "Proteger Planilha"
  • Na janela que será aberta mantenha selecionado as opções "Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas", "Selecionar células bloqueadas" e "Selecionar células desbloqueadas"
  • Clique no botão "OK"

Neste momento apenas as células escolhidas como desbloqueadas, poderão ser editadas, no GIF abaixo apresento a execução dos passos apresentados acima:

GIF contendo a execução dos passos listados anteriormente

Bons estudos!

Opa professor, tudo joia ?

Era exatamente o que eu queria, muito obrigado. Legal que terminei o curso de lógica de excel agora e tudo que você me ensinou aqui foi mostrado lá depois, então já fiz a aula com esse conhecimento. Eu to com uma dúvida agora professor, mas não sei se existe isso no Excel, acho que eu quero fazer algo meio impossível kkkk

É o seguinte, eu baixei um arquivo de Excel com a tabela de composição de alimentos brasileiros, são mais de 600 alimentos mostrando as calorias, proteínas, carboidratos etc. Os requisitos da minha amiga são que ela quer escolher um alimento e aparecer todas as informações nutricionais dele, depois quando ela escolher outro, as informações vão sendo somadas, pra ela saber a quantidade de calorias que o paciente dela consome por dia e montar a dieta. Tudo que expliquei agora, eu consigo fazer com PROCV e SOMA e pra mim não vai ser um problema. O difícil mesmo é que minha ideia é criar uma aba com uma nova tabela, formatada como se fosse uma ficha médica, aí, a partir das informações que são colocadas no relatório, como o nome, altura, peso etc, esses dados são preenchidos automáticos nessa tabela de ficha médica; Porém, como vão ser vários pacientes, eu queria saber se, no momento que ela digitar um novo paciente, é possível o excel abrir uma nova aba automaticamente, com a tabela já programada formatada para inserir os dados que ela vai adicionando no relatório??!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Por exemplo, nessa planilha que já está praticamente pronta, vamos supor que ela só tem o Gabriel Azevedo de paciente e a tabela de ficha médica está formatada para receber os dados de toda a linha do paciente Gabriel. Eu queria que na hora que ela digitasse os dados do segundo paciente (Felippe), uma outra aba de tabela abrisse automaticamente, com a mesma formatação de ficha do paciente Gabriel, para receber os dados da linha do paciente Felippe.

Ficou confuso? Pra caramba

É maluquice? Muita

Consigo fazer? Sim

Da pra fazer? Não sei

O excel consegue fazer essa mágica de Mr. M professor ?

Oi Gabriel,

Cara, que ótimo que você conseguiu avançar no curso, seu projeto está ficando muito bacana e fico feliz de ter te ajudado nisso.

Quanto a sua ideia de criar uma nova tabela similar a uma ficha, não é loucura nenhuma e é um requisito que levará seu projeto para outro nível. No Excel tem sim como fazermos isso, porém, você terá que usar conceitos de VBA, que em resumo é uma linguagem de programação para agregar mais recursos às planilhas do Excel - é um conceito mais avançado e que exigirá vários passos, mas, com todo empenho que você está nesse projeto, será apenas um detalhe. Aqui na Alura temos uma formação dedicada ao VBA e eu recomendo que você a faça para aprender como aprimorar mais o seu projeto e aos poucos adicionar esse recurso da ficha.

Bons estudos!

Valeu professor, quando eu concluir a formação de excel, vou me inscrever na de VBA e Power BI junto, muito obrigado pela dica. Criei um tópico com a segunda parte desse projeto, quando tiver tempo da uma olhada lá por favor

Oii Gabriel,

VBA e Power BI, são conteúdos que irão agregar bastante no seu aprendizado e abrir um leque de possibilidades.

Para que as dicas que te passei nas respostas anteriores possam servir de inspiração e ajuda para outras pessoas, peço que marque essa postagem como solucionado. Nos vemos no tópico da segunda parte!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software