1
resposta

[Projeto] Tarefa - Classes e heranças

void main() {
  Alimento chocolate = Alimento('Chocolate', 85, 'Marrom');
  Frutas acerola = Frutas('Acerola', 25, 'Vermelha', true);
  FCitricas limao = FCitricas('Limão', 50, 'Verde', true, 60);
  Legumes mandioca = Legumes('Mandioca', 1000, 'Marrom', true);
  Legumes pimentao = Legumes('Pimentão', 150, 'Amarelo', false);

  chocolate.printAlimento();
  acerola.printAlimento();
  limao.printAlimento();
  mandioca.printAlimento();
  pimentao.printAlimento();

  acerola.pFazerSuco();
  limao.pFazerSuco();

  limao.nAcidez();

  mandioca.precisaCozinhar();
  pimentao.precisaCozinhar();
}

class Alimento {
  String name;
  double weight;
  String color;

  Alimento(this.name, this.weight, this.color);

  void printAlimento() {
    print('Perfeito! Seu alimento $name que pesa $weight g e tem cor $color');
  }
}

class Frutas extends Alimento {
  bool pFSuco;

  Frutas(String name, double weight, String color, this.pFSuco)
      : super(name, weight, color);

  void pFazerSuco() {
    if (pFSuco) {
      print('Perfeito! você fez suco de $name');
    } else {
      print('Que pena, de $name, não podemos fazer suco!');
    }
  }
}

class FCitricas extends Frutas {
  double nvAcidez;

  FCitricas(
      String name, double weight, String color, bool pFSuco, this.nvAcidez)
      : super(name, weight, color, pFSuco);

  void nAcidez() {
    print('Seu(a) $name tem o nível de acidez de $nvAcidez %!');
  }
}

class Legumes extends Alimento {
  bool pCozinhar;

  Legumes(String name, double weight, String color, this.pCozinhar)
      : super(name, weight, color);

  void precisaCozinhar() {
    if (pCozinhar) {
      print("Seu(a) $name está no fogo!");
    } else {
      print("Seu(a) $name nem precisa cozinhar!");
    }
  }
}
1 resposta

Oi Fernando, tudo bem?

Achei muito interessante a forma como você está utilizando os métodos para verificar se é possível fazer suco com determinada fruta ou se um legume precisa ser cozido. Isso mostra como a programação orientada a objetos pode ser útil para modelar objetos do mundo real e suas interações.

Parabéns pelo projeto e continue praticando!

Um abraço e bons estudos.