Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Resolução

Exercícios sobre a classe carro

class Carro
{
    public int Velocidade { get; set; }

    public bool Buzina { get; set; }

    public string Fabricante { get; set; }

    public string Modelo { get; set; }

    private int ano;

    public int Ano
    {
        get
        {
            return ano;
        }
        set
        {
            if (value >= 1960 || value <= 2023)
            {
                ano = value;
            }
        }
    }

    public Carro()
    {
        Velocidade = 0;
        Buzina = false;
    }
    public void Acelerar()
    {
        Velocidade++;
    }

    public void Frear()
    {
        Velocidade--;
    }

    public void Buzinar()
    {
        Buzina = true;
        Thread.Sleep(500);
        Buzina = false;
    }

    public void DescricaoDetalhada()
    {
        Console.WriteLine($"Modelo {Modelo} - Ano {Ano}");
        Console.WriteLine($"Fabricante {Fabricante}");
    }
}

Exercicio sobre a classe Produto

class Produto
{
    public string Nome { get; set; }

    public string Marca { get; set; }

    public double Preco { get; set; }

    private int estoque;

    public int Estoque
    {
        get { return estoque; }
    }

    public void ExaminarEstoque()
    {
        Console.WriteLine($"Produto: {Nome}");
        Console.WriteLine($"Marca: {Marca}");
        Console.WriteLine($"Preço de Venda: {Preco}");
        Console.WriteLine($"quantidade em estoque {estoque}");
    }

    public void Retirar(int quantidade)
    {
        if (quantidade > estoque)
        {
            Console.WriteLine("Quantidade requerida maior do que a quantidade em estoque");
        }
        else
        {
            estoque -= quantidade;
        }
    }
}
1 resposta
solução!

Oi, Lucas! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Seu código está bem estruturado e mostra que você entendeu conceitos importantes da orientação a objetos como encapsulamento, uso de propriedades automáticas e métodos de acesso.

Um ponto legal seria adicionar mensagens nos métodos como Acelerar() ou Frear() para indicar ao usuário o que está acontecendo:


public void Acelerar()
{
    Velocidade++;
    Console.WriteLine("O carro acelerou. Velocidade atual: " + Velocidade);
}

Na classe Produto, a lógica está clara e funcional. Uma dica: se quiser controlar o estoque desde o início, pode criar um construtor para definir o valor inicial:


public Produto(string nome, string marca, double preco, int estoqueInicial)
{
    Nome = nome;
    Marca = marca;
    Preco = preco;
    estoque = estoqueInicial;
}

Isso evita que o campo comece com o valor padrão zero sem intenção.

Espero ter ajudado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!