Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Problemas C# Classes

Eu estou tentando seguir com o curso, mas meu código não consegue finalizar a build, eu uso um arquivo chamado "Musica.cs" como o local da função, o arquivo "Program.cs" como programa principal, alguém consegue me explicar porque? (Uso o Dotnet 10)

Program.cs

Musica musica1 = new Musica
{
    nome = "Rap God",
    artista = "Eminem",
    duracao = 67,
    disponivel = true
};

musica1.MostraDados();

Musicas.cs

public class Musica
{
    public string nome = "";
    public string artista = "";
    public int duracao = 0;
    public bool disponivel;

public void MostraDados()
    {
        System.Console.WriteLine($"Nome: {nome}\nArtista: {artista}\nDuração: {duracao}");
        if (disponivel)
        {
            System.Console.WriteLine("Musica disponível para seu plano!");
        }
        else
        {
            System.Console.WriteLine("Obtenha o plano Plus+Jr para desbloquear!");
        }
    }

}

C# Alura.csproj

<Project Sdk="Microsoft.NET.Sdk">

<PropertyGroup>
    <OutputType>Exe</OutputType>
    <TargetFramework>net10.0</TargetFramework>
    <RootNamespace>C__Alura</RootNamespace>
    <ImplicitUsings>enable</ImplicitUsings>
    <Nullable>enable</Nullable>
  </PropertyGroup>

</Project>

C# Alura.sln

Microsoft Visual Studio Solution File, Format Version 12.00
# Visual Studio Version 17
VisualStudioVersion = 17.5.2.0
MinimumVisualStudioVersion = 10.0.40219.1
Project("{FAE04EC0-301F-11D3-BF4B-00C04F79EFBC}") = "C# Alura", "C# Alura.csproj", "{A3021DE0-C795-9174-4558-055AEEE4FFEB}"
EndProject
Global
    GlobalSection(SolutionConfigurationPlatforms) = preSolution
        Debug|Any CPU = Debug|Any CPU
        Release|Any CPU = Release|Any CPU
    EndGlobalSection
    GlobalSection(ProjectConfigurationPlatforms) = postSolution
        {A3021DE0-C795-9174-4558-055AEEE4FFEB}.Debug|Any CPU.ActiveCfg = Debug|Any CPU
        {A3021DE0-C795-9174-4558-055AEEE4FFEB}.Debug|Any CPU.Build.0 = Debug|Any CPU
        {A3021DE0-C795-9174-4558-055AEEE4FFEB}.Release|Any CPU.ActiveCfg = Release|Any CPU
        {A3021DE0-C795-9174-4558-055AEEE4FFEB}.Release|Any CPU.Build.0 = Release|Any CPU
    EndGlobalSection
    GlobalSection(SolutionProperties) = preSolution
        HideSolutionNode = FALSE
    EndGlobalSection
    GlobalSection(ExtensibilityGlobals) = postSolution
        SolutionGuid = {20FA3E14-0195-4EBB-9A4E-F8E007C8BD7F}
    EndGlobalSection
EndGlobal

Erro no Terminal

*  Executing task: dotnet: build c:\Users\ThinkPad\Desktop\Alura\C#\Project1\Program.cs 

dotnet build c:\Users\ThinkPad\Desktop\Alura\C#\Project1\Program.cs /property:GenerateFullPaths=true 
C# extension build result service is available.
  Determining projects to restore...
  All projects are up-to-date for restore.
c:\Users\ThinkPad\Desktop\Alura\C#\Project1\Program.cs(1,1): error CS0246: The type or namespace name 'Musica' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
c:\Users\ThinkPad\Desktop\Alura\C#\Project1\Program.cs(1,22): error CS0246: The type or namespace name 'Musica' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

*  The terminal process terminated with exit code: 1. 
 *  Terminal will be reused by tasks, press any key to close it. 

Obs: Desculpe por não usar o GitHub, ainda não aprendi como usa-lo.

2 respostas
solução!

Olá! Como vai?

O erro que você está recebendo informa que o compilador não está conseguindo encontrar a classe Musica definida no arquivo Musicas.cs. Isso pode estar acontecendo por algumas razões comuns.

1. Verifique o nome do arquivo: certifique-se de que o arquivo onde a classe Musica está definida realmente se chama Musicas.cs e que está no mesmo diretório do seu arquivo Program.cs.

2. Verifique o namespace: se você estiver usando namespaces, certifique-se de que ambos os arquivos Program.cs e Musicas.cs estejam no mesmo namespace ou que o arquivo Program.cs inclua um using correspondente ao namespace da classe Musica.

3. Compile o projeto corretamente: parece que você está tentando compilar apenas o arquivo Program.cs diretamente. Em vez disso, você deve compilar o projeto inteiro. Você pode fazer isso navegando até o diretório do projeto no terminal e executando o comando dotnet build sem especificar um arquivo específico. Isso garantirá que todos os arquivos do projeto sejam compilados juntos.

Após essas verificações e ajustes, tente rodar novamente o comando dotnet build no diretório do projeto. Espero que isso resolva o problema!

Sobre o GitHub, não tem problema você não saber utilizá-lo ainda, vamos fazendo do jeito que der. Mas se quiser saber mais sobre ele, deixo os seguintes artigos para você:

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Muito obrigado Armano, você me ajudou a resolver esse problema que vinha me incomodando a um tempo. Muito obrigado mesmo.