Boa noite,
Eu finalizei o projeto Ping Pong com p5.js, incrementei as dicas do pessoal a respeito do problema da bolinha presa entre a borda e a raquete mas testei e vi que o erro persiste. Abaixo, irei colocar meu código completo e gostaria de uma sugestão de possível alteração ou incremento.
obs: Gostaria de saber se, utilizando apenas uma função, eu consigo verificar tanto a colisão entre borda e a minha raquete quanto a colisão entre a borda e a raquete do oponente.
//Variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let dBolinha = 15;
let raio = dBolinha / 2;
//Velocidade da bolinha
let VelxBolinha = 6
let VelyBolinha = 6
//Variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;
//Variáveis do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let VelyOponente;
let Colidiu = false;
//Placar do Jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//Sons do Jogo
let Raquetada;
let Ponto;
let Trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0);
MostraBolinha();
MovimentaBolinha();
VerificaColisaoBorda();
MostrarRaquete(xRaquete, yRaquete);
MovimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
MostrarRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
MovimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
MarcaPonto();
//Caso a bolinha fique presa na borda
BolinhaNaoFicaPresa();
}
function MostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, dBolinha)
}
function MovimentaBolinha(){
xBolinha += VelxBolinha;
yBolinha += VelyBolinha;
}
function VerificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
VelxBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio <0){
VelyBolinha *= -1;
}
}
function MostrarRaquete(x, y){
rect(x, y, wRaquete, hRaquete);
}
function MovimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function VerificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + wRaquete
&& yBolinha - raio <yRaquete + hRaquete
&& yBolinha + raio > yRaquete){
VelxBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
Colidiu =
collideRectCircle(x, y, wRaquete, hRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (Colidiu){
VelxBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function MovimentaRaqueteOponente(){
if (keyIsDown(87)){
yRaqueteOponente -= 10;
}
if (keyIsDown(83)){
yRaqueteOponente += 10;
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(20);
fill(color (255, 140, 0));
rect(180, 6, 40, 25);
fill(255);
text(meusPontos, 200, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(380, 6, 40, 25);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 400, 26);
}
function MarcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function BolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha + raio < 0){
xBolinha = 300;
}
}