2
respostas

Engenharia de Prompt: a habilidade que está transformando o dia a dia do design e do marketing

Nos últimos meses, tenho mergulhado no estudo de engenharia de prompt e, pela minha própria vivência, percebo como esse conhecimento vem se tornando essencial para profissionais de design e marketing. Aprender a estruturar perguntas, contextos e instruções para a inteligência artificial amplia a visão estratégica, traz mais clareza para as ideias e torna os processos criativos e analíticos muito mais fluidos e eficientes.

Ao estudar esse tema pela Alura, notei ganhos práticos desde os primeiros contatos com o conteúdo. Passei a organizar melhor meus raciocínios, testar ideias com mais agilidade e integrar a IA de forma mais consciente aos projetos. A engenharia de prompt não substitui o olhar criativo, mas atua como uma aliada poderosa na tomada de decisão, no posicionamento estratégico e na qualidade das entregas, especialmente em contextos orientados a dados.

Se você também está explorando esse caminho ou pensando em começar, recomendo muito esse tipo de estudo. Para quem quiser conhecer o curso que estou fazendo, deixo minha recomendação do programa de inteligência artificial da Alura:
https://www.alura.com.br/cursos-online-inteligencia-artificial

Gostaria muito de ouvir outras experiências e ampliar essa troca. Se fizer sentido para você, deixe um comentário contando o seu depoimento nesse processo. E no seu caso, como a engenharia de prompt está beneficiando a sua área de trabalho? E quais desafios e dark sides você vê?
Gostaria de ouvir mais discussões sobre isso por aqui...

E para quem quiser saber mais sobre minha trajetória profissional, segue meu site:
https://mariliamgb.com

#IAnaAlura #InteligenciaArtificial #MarketingEDesign #CarreiraDigital

2 respostas

Fale sobre as 5 bibliotecas mais utilizadas para criação de sites para a carreira de marketing digital e design

1. Faça uma analogia de cada biblioteca mencionada com um personagem emoção do filme Divertida Mente - Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva

2. Crie um post para eu postar em meu Linkedin pessoal, utilizando a hash

--

1. As 5 bibliotecas mais utilizadas na criação de sites para marketing digital e design

React
Muito usada para criar interfaces modernas, rápidas e altamente interativas. Ideal para landing pages, dashboards e experiências digitais personalizadas, comuns em estratégias de marketing orientadas à performance.

Vue.js
Biblioteca leve e intuitiva, bastante adotada em projetos que precisam de agilidade e boa organização visual. Funciona muito bem para sites institucionais, blogs e produtos digitais com foco em experiência do usuário.

Angular
Mais robusta e estruturada, é indicada para projetos complexos e escaláveis. No marketing, aparece em plataformas completas, sistemas internos e produtos digitais que exigem consistência e governança.

Bootstrap
Biblioteca focada em layout e responsividade. Permite criar sites visualmente organizados e adaptáveis a diferentes dispositivos com rapidez, sendo muito usada em MVPs, campanhas e páginas promocionais.

Tailwind CSS
Framework utilitário que oferece liberdade criativa e alto controle visual. Muito valorizado por designers e profissionais de marketing que querem identidade visual forte, consistência e agilidade no desenvolvimento.

1. Analogia com os personagens de Divertida Mente

React como Alegria: dinâmico, rápido e cheio de energia, torna a experiência interativa e envolvente.

Vue.js como Tristeza: calmo, organizado e reflexivo, ajuda a estruturar ideias com clareza e equilíbrio.

Bootstrap como Nojinho: garante que tudo fique visualmente harmônico, limpo e apresentável.

Angular como Raiva: intenso, poderoso e estruturado, assume projetos grandes com firmeza e controle.

Tailwind CSS como Medo: atento aos detalhes, evita erros visuais e garante precisão em cada escolha de design.

1. Post pronto para LinkedIn

Tecnologia também é linguagem para quem atua em marketing e design

Cada vez mais, entender bibliotecas de criação de sites deixou de ser algo exclusivo de desenvolvedores. Para quem trabalha com marketing digital e design, esse conhecimento amplia repertório, melhora a comunicação com times técnicos e eleva a qualidade das entregas.

Gosto de pensar nessas bibliotecas como emoções do filme Divertida Mente. React traz a energia da Alegria, Vue.js a clareza da Tristeza, Bootstrap o senso estético do Nojinho, Angular a força da Raiva e Tailwind CSS a atenção do Medo aos detalhes. Todas são importantes e se complementam.

No fim, tecnologia, design e marketing funcionam melhor juntos. Quanto mais entendemos essas conexões, mais estratégicos nos tornamos.

#MarketingDigital #WebDesign #ExperienciaDoUsuario #CarreiraDigital

Olá, Marília! Tudo bem?

Que tópico sensacional!

Continue trazendo esses insights!

Ficou ótimo sua post!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade