1
resposta

[Projeto] Praticando Funções

let jogosAlugados = 0;

function contarEExibirJogosAlugados() {
    console.log(`Total de jogos alugados: ${jogosAlugados}`);
    //aqui seja para contabilizar quantas vezes foi alugado o jogo
}

function alterarStatus(id) {
    let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
    let imagem = gameClicado.querySelector(`.dashboard__item__img`);
    let botao = gameClicado.querySelector(`.dashboard__item__button`);
    let nomeJogo = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__name');
    //esta função é para alterar a condição do game disponivel e o botão, ou seja uma interação do sistema

    if(imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')){
        if (confirm(`Você tem certeza que deseja devolver o jogo ${nomeJogo.textContent}?`));
    //uma confirmação por parte do usuario se tornando mais inclusivo ao sistema
        imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented');
        botao.classList.remove('dashboard__item__button--return');
        botao.textContent ='Alugar';

    } else{
        imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented');
        botao.textContent ='Devolver';
        botao.classList.add('dashboard__item__button--return');
    }
    contarEExibirJogosAlugados();
}
// Inicializa a contagem considerando que os jogos já começam alugados
    document.addEventListener('DOMContentLoaded', function() {
    jogosAlugados = document.querySelectorAll('.dashboard__item__img--rented').length;
    contarEExibirJogosAlugados();
}); 
 //Este exemplo adiciona um evento DOMContentLoaded que é acionado quando a página é carregada. Nesse momento, ele conta a quantidade inicial de jogos alugados. Certifique-se de ajustar o código conforme necessário para se adequar ao seu projeto.

 function ordenarNumeros(a, b, c) {
    const numerosOrdenados = [a, b, c].sort((x, y) => x - y);
    console.log(`Números ordenados: ${numerosOrdenados.join(', ')}`);
}

// Exemplo de uso:
ordenarNumeros(3, 1, 5); // Deve exibir "Números ordenados: 1, 3, 5"
1 resposta

Oi, Franciele! Tudo bem?

Ótimos códigos, parabéns! Deixo apenas uma sugestão em relação à atividade de contabilizar jogos alugados, a função contarEExibirJogosAlugados é chamada após a alteração do status do jogo. No entanto, para que ela mostre corretamente o número de jogos alugados, precisamos incrementar ou decrementar o contador jogosAlugados dependendo da ação realizada (alugar ou devolver), como no exemplo abaixo:

function contarEExibirJogosAlugados() {
    console.log(`Total de jogos alugados: ${jogosAlugados}`);
}

function alterarStatus(id) {
    let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
    let imagem = gameClicado.querySelector(`.dashboard__item__img`);
    let botao = gameClicado.querySelector(`.dashboard__item__button`);
    let nomeJogo = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__name');

    if(imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')){
        if (confirm(`Você tem certeza que deseja devolver o jogo ${nomeJogo.textContent}?`)) {
            imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented');
            botao.classList.remove('dashboard__item__button--return');
            botao.textContent ='Alugar';
            jogosAlugados--; // Decrementa quando devolve
        }
    } else {
        imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented');
        botao.textContent ='Devolver';
        botao.classList.add('dashboard__item__button--return');
        jogosAlugados++; // Incrementa quando aluga
    }
    contarEExibirJogosAlugados();
}

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!