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[Projeto] Planejamento de Marketing (Desafio)

Planejamento de Marketing ( Empresa fictícia) Èclat é uma clínica de estética focada em tratamentos que realçam a beleza natural.

Objetivos e Metas: -Aumentar o número de clientes em 20% em 6 meses, focando em engajamento nas redes sociais, atendimento e promoções.

Pesquisa de Mercado publico alvo: mulheres de 30-45 anos, classe média alta, que buscam cuidar da pele e do corpo com qualidade. Interessados em limpeza de pele, Botox e rejuvenescimento.

Ferramenta de pesquisa: Google Forms — para coletar informações essenciais que ajudem a entender as necessidades do meu público-alvo, além de usar os insights do Instagram para obter dados de forma rápida.

Análise das redes sociais: Conferir feedbacks e comentários nas publicações do Instagram para entender a percepção dos clientes, além de acompanhar a taxa de conversão (quantos seguidores se tornam clientes) e a taxa de rejeição (interações negativas ou falta de engajamento). Também utilizar o Google Analytics no site da Éclat para identificar o tempo médio de permanência dos usuários, as páginas e tratamentos mais acessados, ajudando a otimizar o conteúdo e as ofertas.

Analise de Benchmarking: Concorrente A: frenquêcia de postagens: Diariamente Tipos de conteúdo: Reels com procedimentos estéticos Promoções semanais Lives com profissionais das clínicas para tirar dúvidas.Estilo visual: Estético e moderno Engajamento: Alto (curtidas, comentários e compartilhamentos em grande volume) Interação com seguidores: Responde a comentários as vezes.

Concorrente B: Frequência de postagens: 2x por semana Tipos de conteúdo: Imagens estáticasRaramente posta vídeos Sem lives ou stories interativos Estilo visual: Sofisticado Engajamento: Baixo (poucos comentários e curtidas) Interação com seguidores: Respostas lentas ou inexistentes aos comentários.

Canais de Comunicação: Instagram (canal principal): Meio visual e de engajamento. Usado para reels, dicas, antes e depois, stories interativos, lives e direcionamento para agendamentos. WhatsApp Business: Canal direto para atendimento e agendamento. Envio de catálogo de serviços, confirmações, promoções e mensagens automáticas. Google (Meu negócio): Presença local e coleta de avaliações. Exibe endereço, horário, telefone, fotos e ajuda na visibilidade em buscas locais. Blog (no site): Apresenta serviços, equipe e estrutura. Além de dicas, artigos de estética . Facebook (canal secundário): Compartilhamento de post do Instagram. Promove eventos e veicula promoções impulsionadas via Facebook Ads.

Calendário Editorial: Mês 1 e 2: Lançar promoções, aumentar frequência de post e stories; Mês 3 e 4: iniciar lives quinzenais, intensificar anúncios pagos, buscar parcerias locais; Mês 5 e 6: Avaliar resultados, fazer campanhas, focar em fidelização e programas de indicações.

1 resposta

Oi, Isabelle! Como vai?

Obrigada por compartilhar.

Seu planejamento tá muito bem estruturado! Você deixou claro os objetivos, análise de mercado, benchmarking e canais de comunicação, o que é essencial para qualquer estratégia de marketing. E, seu calendário editorial mostra que você pensou tanto na atração de clientes quanto na fidelização, que é um ponto super estratégico.

Uma dica interessante para o futuro é utilizar o recurso de enquetes nos stories do Instagram para gerar mais interação e entender melhor os interesses do seu público. Veja um exemplo de como isso pode ser aplicado no roteiro de stories:


"Oi, pessoal! Estamos pensando em trazer um novo tratamento para a clinica. Qual voce gostaria de ver por aqui?
◎ Limpeza de pele profunda
◎ Microagulhamento
◎ Botox"

Esse tipo de interação aumenta o engajamento e ainda te entrega dados valiosos sobre as preferências dos seguidores.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!