1
resposta

[Projeto] Minha versão

import 'package:math_expressions/math_expressions.dart';
import 'dart:io';

String setOperation() {
  print('Enter the operation: ');
  return stdin.readLineSync()!;
}

void calculate() {
  String? entrance = setOperation();

if (entrance.toLowerCase() == 'exit') {
    return;
  }

try {
    ShuntingYardParser p = ShuntingYardParser();
    Expression exp = p.parse(entrance);
    ContextModel cm = ContextModel();
    double result = exp.evaluate(EvaluationType.REAL, cm);
    print('Result: $result');
  } catch (e) {
    print('Invalid expression: $e, please try again');
  }

calculate();
}

void main() {
  calculate();
}

Eu usei a biblioteca math_expressions para fazer uma calculadora que aceite a conta em uma linha só. O objeto (e sim eu sei que ainda não tem Objetos nessa parte, mas se você não souber, basta pesquisar no Google o que é um Objeto segundo a Orientação a Objetos) ShuntingYardParser criar um novo parser que, por sua vez, é capaz de "traduzir" uma conta completa e nela eu coloquei a entrada. O objeto ContextModel é utilizado para armazenar variáveis:

ContextModel cm = ContextModel();
cm.bindVariableName('x', 5.0);
cm.bindVariableName('y', 3.0);

// Now you can evaluate expressions like "x + y * 2"
Expression exp = p.parse('x + y * 2');
double result = exp.evaluate(EvaluationType.REAL, cm); // 11.0

Nesse caso ele estará nulo, mas ele é necessário na função evaluate. Por fim, o bloco try - catch (outra coisa que se pesquisar no Google você encontra o que é) eu usei pra fazer a validação. O código tenta o que tá no bloco try e se der erro ele entra no bloco catch que é a onde eu declarei o erro e chamei a função novamente. Também criei uma forma de o próprio usuário sair da funçãoe de o usuário fazer outra conta sem ter que repetir o comando na linha de comando.

1 resposta

Oi, Ana Luiza! Meus parabéns pela dedicação e por ir muito além do que foi proposto na aula.

A sua versão da calculadora ficou impressionante. Em vez de apenas validar operações simples, você buscou uma biblioteca externa (math_expressions) para permitir o cálculo de expressões completas. Isso demonstra uma proatividade incrível e uma curiosidade técnica que faz toda a diferença na área de desenvolvimento.

O uso do bloco try-catch para lidar com expressões malformadas foi uma escolha excelente, pois garante que o programa não pare de funcionar caso o usuário digite algo inesperado. E, a implementação da recursividade para permitir novas contas e a condição de saída tornaram o projeto muito mais dinâmico.

Abaixo, destaquei alguns pontos sobre a sua lógica:

• Poder de interpretação: O uso do ShuntingYardParser permite que sua calculadora entenda a precedência matemática (como fazer multiplicação antes da soma), o que seria bem complexo de programar manualmente.
  • Encapsulamento: Ao separar a captura da entrada em setOperation(), seu código fica mais organizado e fácil de ler.
  • Tratamento de Exceções: O catch serviu perfeitamente para substituir a validação manual, já que a própria biblioteca avisa quando algo está errado.

Pra continuar explorando o Dart, vale dar uma olhada na documentação oficial sobre o Tratamento de Exceções. Lá você verá como criar suas próprias exceções personalizadas para casos específicos.

Você sentiu que o uso da biblioteca facilitou o processo de validação em comparação ao método manual de verificar cada caractere digitado?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!