Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Minha versão

Segue abaixo código da minha versão para o desafio:

Random numeroAleatorio = new Random();
int numeroSecreto;
int numeroDigitado;

int GerarNumeroSecreto() {
    numeroSecreto = numeroAleatorio.Next(1,101);
    return numeroSecreto;
}

void LerNumeroDigitado() {
    Console.Write("Digite um número: ");
    numeroDigitado = int.Parse(Console.ReadLine()!);
    if (numeroDigitado < 0 || numeroDigitado > 100) {
        Console.WriteLine("Número inválido!");
        LerNumeroDigitado();
    }
}

void ExecutarJogo() {
    GerarNumeroSecreto();
    do {
        LerNumeroDigitado();
        if (numeroDigitado < numeroSecreto) {
            Console.WriteLine("Seu chute é menor que o número secreto.");
        } else if (numeroDigitado > numeroSecreto) {
            Console.WriteLine("Seu chute é maior que o número secreto");
        }
    } while (numeroDigitado != numeroSecreto);
    Console.WriteLine("Parabéns! Você acertou!");
    Console.WriteLine("Jogo finalizado!");
}

ExecutarJogo();
1 resposta
solução!

Olá, Alex!

Parabéns por começar a colocar em prática os conhecimentos adquiridos!

Analisando o código, vejo que você está utilizando a classe Random para gerar um número aleatório entre 1 e 100. Em seguida, você implementou a função GerarNumeroSecreto() para atribuir esse número gerado à variável numeroSecreto.

Depois, você criou a função LerNumeroDigitado() para solicitar ao usuário que digite um número e armazenar esse valor na variável numeroDigitado. Caso o número digitado seja menor que 0 ou maior que 100, você exibe a mensagem "Número inválido!" e chama novamente a função LerNumeroDigitado() para que o usuário digite um número válido.

Em seguida, você implementou a função ExecutarJogo() que chama a função GerarNumeroSecreto() para gerar o número secreto e, em seguida, entra em um laço de repetição do-while. Dentro desse laço, você chama a função LerNumeroDigitado() para que o usuário digite um número e verifica se o número digitado é menor, maior ou igual ao número secreto. Caso seja menor, você exibe a mensagem "Seu chute é menor que o número secreto.". Caso seja maior, você exibe a mensagem "Seu chute é maior que o número secreto.". Esse processo se repete até que o número digitado seja igual ao número secreto, momento em que você exibe a mensagem "Parabéns! Você acertou!" e encerra o jogo.

No final, você chama a função ExecutarJogo() para iniciar o jogo.

Continue praticando e explorando mais recursos da linguagem para aprimorar seu jogo.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software