Oii, Lucas! Como vai?
Excelente pergunta! O seu raciocínio inicial está certíssimo:
- SDK: É o kit completo. Tem o compilador, as ferramentas de build e o código fonte das bibliotecas. É para nós, desenvolvedores.
- Runtime: É apenas o "motor" necessário para fazer o programa rodar. É para o usuário final (cliente).
Sobre a sua dúvida da instalação no cliente, a resposta é: Depende de como você "empacota" (publica) a sua aplicação.
No mundo .NET, existem dois caminhos principais:
1. Dependente de framework:
Nesse modelo, você gera o executável da sua aplicação de transferência de arquivos e entrega para o cliente.
- A resposta é SIM: O cliente precisa ter o Runtime do .NET instalado na máquina dele (na mesma versão ou compatível com a que você usou).
- Vantagem: O seu arquivo final fica bem pequeno, pois ele "empresta" o motor que já está instalado no Windows/Linux do cliente.
2. Autocontido (Self-Contained)
Aqui, na hora de publicar o seu código, você diz para o compilador: "Coloque o Runtime DENTRO da pasta do meu programa".
- A resposta é não: O cliente não precisa instalar nada previamente. Ele só baixa seu programa e roda.
- Vantagem: Facilita a vida do usuário.
- Desvantagem: O tamanho do seu programa fica maior (pois ele está carregando o Runtime nas costas).
Imagina que sua aplicação é um filme em Blu-ray.
- No modo Dependente, você entrega só o disco (o app). O cliente precisa ter o aparelho de Blu-ray (o Runtime) na casa dele para assistir.
- No modo Autocontido, você entrega uma TV com o Blu-ray embutido e o disco dentro. O cliente não precisa ter nada em casa, mas o pacote que você entrega é muito mais pesado e volumoso.
Espero que essa explicação tenha deixado tudo mais claro
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!