1
resposta

[Projeto] Meu trabalho de agradecimento e citação de meus projetos pessoais

Tenho o prazer de compartilhar com vocês meu trabalho de agradecimento que eu fiz para encerrar meu curso na Alura com chave de ouro!

Eu gostaria de agradecer a todos os meus instrutores e instrutoras, pelos excelentes conteúdos sobre Data Science, limpeza e tratamento de dados, Machine Learning, Deep Learning e muitos outros temas que estudei com entusiasmo. Tive ótimas aulas que nunca vou esquecer. O ano de 2024 foi um ano e muito aprendizado para mim. Foram muitas aulas práticas, e uma jornada e tanto!

VÍDEO DE APRESENTAÇÂO DO TCC: https://lnkd.in/dVFhqUHi

MEU REPOSITÓRIO DO MEU TCC NO GITHUB: https://lnkd.in/dN8Q5jpU

Meus projetos pessoais que criei em 2024

Também gostaria de citar abaixo o link dos repositórios de meus projetos pessoais no GitHub que eu criei no ano de 2024, enquanto eu estava estudando aqui na Alura, motivado por todos os cursos de Data Science, Deep Learning, Machine Learning, Visão Computacional, e outros:

Todos esses abaixo são os meus projetos pessoais que eu criei em 2024:

MLP-mini

MLP-mini é uma implantação de uma Rede Neural MLP que eu criei em JavaScript, contendo uma implantação completa do Backpropagation e do Gradient Descent. LINK

Lua-MLP-Mini

O Lua-MLP-Mini é a minha mesma implantação do meu MLP-MINI, só que portado para linguagem Lua, eu achei interessante por isso senti vontade de fazer. LINK

VectorizationJS

VectorizationJS é uma biblioteca em JavaScript que eu criei, com funções para cálculos em matrizes e vetores, como multipliação de matrizes, produto escalar, etc, computação numérica. Ela possui funções de estatística, matemática, álgebra linear. LINK

JavaScript-Matematica

O JavaScript-Matematica é um outro projeto que eu criei para ir anotando os conceitos matemáticos que eu ia estudando em meus cursos que eu fiz aqui na Alura, e também em outros lugares. É um histórico de alguns conceitos que estudei. Muitos deles eu implementei no VectorizationJS. LINK

Analise

Analise é uma biblioteca em JavaScript que eu criei usando como base minha própia biblioteca VectorizationJS, porém com funções para Data Science. Eu inventei estruturas de dados como DataStructure, que é uma tabela, que pode conter linhas e colunas, e pode ser manipulada, criei funções de estatística, matemática, álgebra linear, funções de pesquisa, agrupamento, etc. LINK

Classificação Digitos

O "Classificação Digitos" foi um outro projeto que eu criei usando meu própio projeto MLP-MINI, LINK, nele eu importo o MLP-MINI, e treino uma Rede Neural MLP para fazer classificação de digitos escritos a mão. Eu inventei meu própio renderizador de desenhos 2d em canvas do HTML, com uma forma de salvar e fazer upload de arquivos JSON que contém a representação da imagem. Fiz isso pra contornar uma limitação, para poder usar arquivos de imagens simples no navegador sem precisar de um servidor para servir arquivos.

Desenhador Digitos

O "Desenhador Digitos" foi meu renderizador e editor de imagens simples que eu criei para usar no meu outro projeto "Classificação Digitos" mencionado acima. LINK

Visualization

O "Visualization" é uma biblioteca mais antiga que eu criei também. Ela é para visualização de dados, e tem gráficos de barras, histogramas, etc, que eu criei em JavaScript.

Esses foram meus projetos pessoais que criei em 2024.

Outros projetos pessoais porém que criei em 2025:

Todos esses abaixo são os meus projetos pessoais que eu criei em 2025:

JavaScript-Grid

O "javascript-grid" é uma biblioteca que eu criei em Janeiro desse ano de 2025, que implementa tabelas personalizadas, com temas de cores coloridos, para visualização de dados. LINK

OptiComputation

O "OptiComputation" é uma biblioteca de computação paralela que eu comecei a criar no finalzinho de Fevereiro, com funções para gerenciar processos em paralelo que rodam em GPU no navagador, os WebWorkers. LINK

Engine

O "Engine" é uma Game Engine que estou criando, fazendo uso do Three.js. Quero uma Game Engine para rodar diretamente no navegador, simular fisica, shaders, e outras coisas. Esse projeto em especifico ainda está bem no começo, não tem muita coisa ainda. Mais vou continuar fazendo ele.LINK

Muito obrigado pelos ótimos contéudos que eu aprendi na Alura! Foi uma longa jornada muito construtiva para mim.

1 resposta

Oii, William! Tudo bom?

Uau! Que inspirador ver o seu trabalho de conclusão e todos esses projetos incríveis que você fez! Consegui sentir o quanto você curtiu essa jornada e se dedicou muito. Parabéns por todos os projetos, como o MLP-mini e o VectorizationJS, e por fechar o curso com chave de ouro!

Obrigada por compartilhar o seu TCC conosco e continue se dedicando aos estudos.

Bons estudos, William!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!