1
resposta

Projeto mao na Massa: Post IA Linkedin

Como a IA tem acelerado meu trabalho como analista de dados e BI (sem substituir meu papel)

Nos últimos meses, percebi uma coisa clara: a IA não veio para substituir analistas, mas para turbinar quem sabe o que está fazendo.

Trabalhando com Power BI e Python, a rotina é cheia de desafios — desde aquele DAX que não retorna o esperado até otimizar uma transformação em linguagem M ou pensar num layout mais moderno pro dashboard.

E é aí que a IA tem feito total diferença no meu dia a dia.

Atualmente venho usando IA para:

• Me orientar na criação de fórmulas DAX complexas (e entender o porquê delas funcionarem)

• Otimizar códigos em M e tornar as consultas mais performáticas

• Ter insights sobre design e experiência do usuário nos dashboards

• E até melhorar scripts em Python usados na extração e manipulação de dados

Mas claro, nem tudo é simples.

Vejo muita gente cética — e com razão. A IA ainda erra, às vezes inventa respostas e pode até atrapalhar quem não entende o contexto técnico.

No fim, ela é só tão boa quanto a clareza de quem faz a pergunta.

Pra mim, o segredo está no equilíbrio:

• Usar a IA como ferramenta de apoio, não como muleta.

• Ela acelera quem quer aprender, mas não substitui quem pensa.

E você, tem usado IA no seu trabalho com dados?

Acha que ela ajuda ou complica? Quero ouvir sua visão.

#PowerBI #Python #IA #BusinessIntelligence #DataAnalytics #Produtividade #IAnaAlura

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Bruno! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Ficou ótimo o seu post — ainda mais sabendo que você utilizou IA para criá-lo. Isso mostra que você está aplicando na prática o que aprendeu sobre o uso consciente e estratégico das ferramentas de IA. A forma como você relacionou o tema ao seu trabalho em dados trouxe um ótimo equilíbrio entre técnica e reflexão.

Continue explorando maneiras de integrar IA nas suas comunicações profissionais.
Dica: teste pedir à IA diferentes versões do mesmo texto para comparar clareza e impacto, assim você aprimora ainda mais sua escrita e uso da ferramenta.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!