Você sabe o que move o sistema de saúde do Brasil?
Não é mágica, é informação! E ela flui através dos sistemas do DATASUS.
Pense em "Elementos" da Pixar, onde o segredo é a convivência e o complemento entre opostos. No SUS, a dinâmica é parecida com o SIA e o SIHD.
SIA (Sistema de Informações Ambulatoriais)
Gota (Wade): O Fluxo Contínuo.
Como a água que está em todo lugar, o SIA é responsável por registrar o fluxo diário da produção ambulatorial: consultas, exames, terapias. É o que move o sistema na rotina, garantindo o pagamento do volume de serviços de baixa e média complexidade. É a fluidez da saúde que atende a todos, todos os dias.
SIHD (Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado)
Faísca (Ember): A Concentração da Intensidade.
Assim como o fogo de Faísca é intenso e focado, o SIHD lida com os eventos de maior complexidade: as internações hospitalares. Utilizando a AIH (Autorização de Internação), ele registra os detalhes de um cuidado mais custoso e concentrado, essencial para monitorar a morbidade e mortalidade no país.
O Futuro da Saúde é a Gestão da Informação. Entender a diferença entre o fluxo (SIA) e a intensidade (SIHD) é fundamental para qualquer profissional que trabalha com dados de saúde ou gestão pública.
hashtag#IAnaAlura hashtag#Datasus hashtag#SUS hashtag#GestaoEmSaude hashtag#SIA hashtag#SIHD hashtag#Elementos hashtag#SaudePublica hashtag#InformacaoEmSaude
Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SES AM Ministério da Saúde
Alura Santander Open Academy