1
resposta

[Projeto] Jogo de adivinhação.

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
        int numeroEscolhido = 0;
        boolean verificarGanhador = false;
        Scanner sc = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Olá! Você tem 5 tentativas para acertar um número sorteado de 1 a 100:");
        for (int i = 0; i < 5; i++) {
            System.out.println("Digite a " + (i+1) + " tentativa: ");
            numeroEscolhido = sc.nextInt();
            if (numeroEscolhido == numeroAleatorio) {
                System.out.println("Parabéns ! Você acertou o número aleatório!");
                verificarGanhador = true;
                break;
            }
            if (numeroEscolhido < numeroAleatorio) {
                System.out.println("O número digitado é menor que o número aleatório.");
            }
            if (numeroEscolhido > numeroAleatorio) {
                System.out.println("O número digitado é maior que o numero aleatório.");
            }
        }
        if (!verificarGanhador){
            System.out.println("Infelizmente você consumiu todas as tentativas, o número aleatório era o " + numeroAleatorio + ".");
        }
    }
}
1 resposta

Oii, Klinsmann!

Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Seu projeto ficou muito bom! Você aplicou de forma correta conceitos como geração de números aleatórios, estrutura de repetição (for) e condicionais, criando uma interação divertida para quem joga.

Uma dica interessante para o futuro é adicionar a possibilidade do usuário escolher se quer jogar novamente após o término. Veja um exemplo simples de como fazer isso com um laço while:


import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner sc = new Scanner(System.in);
        String jogarNovamente;

        do {
            int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100) + 1;
            int numeroEscolhido;
            boolean verificarGanhador = false;

            System.out.println("Olá! Você tem 5 tentativas para acertar um número sorteado de 1 a 100:");

            for (int i = 0; i < 5; i++) {
                System.out.println("Digite a " + (i + 1) + "ª tentativa: ");
                numeroEscolhido = sc.nextInt();

                if (numeroEscolhido == numeroAleatorio) {
                    System.out.println("Parabéns! Você acertou o número aleatório!");
                    verificarGanhador = true;
                    break;
                } else if (numeroEscolhido < numeroAleatorio) {
                    System.out.println("O número digitado é menor que o número aleatório.");
                } else {
                    System.out.println("O número digitado é maior que o número aleatório.");
                }
            }

            if (!verificarGanhador) {
                System.out.println("Infelizmente você consumiu todas as tentativas.");
                System.out.println("O número aleatório era: " + numeroAleatorio);
            }

            System.out.println("Deseja jogar novamente? (s/n)");
            jogarNovamente = sc.next();

        } while (jogarNovamente.equalsIgnoreCase("s"));

        System.out.println("Obrigado por jogar! Até a próxima.");
    }
}

Assim, a pessoa pode jogar quantas vezes quiser até decidir sair.

Conteúdos relacionados
Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!