Oii, Klinsmann!
Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura.
Seu projeto ficou muito bom! Você aplicou de forma correta conceitos como geração de números aleatórios, estrutura de repetição (for) e condicionais, criando uma interação divertida para quem joga.
Uma dica interessante para o futuro é adicionar a possibilidade do usuário escolher se quer jogar novamente após o término. Veja um exemplo simples de como fazer isso com um laço while:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
Scanner sc = new Scanner(System.in);
String jogarNovamente;
do {
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100) + 1;
int numeroEscolhido;
boolean verificarGanhador = false;
System.out.println("Olá! Você tem 5 tentativas para acertar um número sorteado de 1 a 100:");
for (int i = 0; i < 5; i++) {
System.out.println("Digite a " + (i + 1) + "ª tentativa: ");
numeroEscolhido = sc.nextInt();
if (numeroEscolhido == numeroAleatorio) {
System.out.println("Parabéns! Você acertou o número aleatório!");
verificarGanhador = true;
break;
} else if (numeroEscolhido < numeroAleatorio) {
System.out.println("O número digitado é menor que o número aleatório.");
} else {
System.out.println("O número digitado é maior que o número aleatório.");
}
}
if (!verificarGanhador) {
System.out.println("Infelizmente você consumiu todas as tentativas.");
System.out.println("O número aleatório era: " + numeroAleatorio);
}
System.out.println("Deseja jogar novamente? (s/n)");
jogarNovamente = sc.next();
} while (jogarNovamente.equalsIgnoreCase("s"));
System.out.println("Obrigado por jogar! Até a próxima.");
}
}
Assim, a pessoa pode jogar quantas vezes quiser até decidir sair.
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!