1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: projeto de orientação a objetos

Hello, Rede da Alura!

Como parte dos meus estudos em POO, resolvi compartilhar minha versão do primeiro projeto do curso. Espero que curtam e, se possível, deem sugestões de melhorias ou dicas de código

  • Classe Filme:

public class Filme{
    String nome;
    int anoDeLancamento;
    double duracaoEmMinutos, somaDasAvaliacoes = 0, totalAvaliacoes = 0, resultadoAvaliacoes;
    boolean incluidoNoPlano;


    void exibirFichaTecnica(){
        System.out.println("Nome do Filme: " + nome +
                "\nAno de Lançamento: " + anoDeLancamento +
                "\nDuração (Em Minutos): " + duracaoEmMinutos +
                "\nAvaliação: " + resultadoAvaliacoes +
                "\nIncluído no Plano: " + incluidoNoPlano);
    }

    void avaliarFilme(double notaDoFilme){
        totalAvaliacoes++;
        somaDasAvaliacoes += notaDoFilme;
    }

    double pegarMedia(){
        resultadoAvaliacoes = somaDasAvaliacoes / totalAvaliacoes;
        return resultadoAvaliacoes;
    }
}
  • Classe Para criar nova instância da classe filme
import java.util.Scanner;
public class Principal {
    public static void main(String[] args){
        Scanner leitura = new Scanner(System.in);

        Filme novoFilme = new Filme();
        novoFilme.nome = leitura.nextLine();
        novoFilme.anoDeLancamento = leitura.nextInt();
        novoFilme.duracaoEmMinutos = leitura.nextDouble();

        novoFilme.avaliarFilme(9);
        novoFilme.pegarMedia();
        novoFilme.exibirFichaTecnica();

    leitura.close();
    }
}

Resultado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Luan! Tudo certo?

Achei boa a forma como você aplicou os conceitos de POO para criar a classe Filme e instanciá-la com dados do usuário. A estrutura está clara, e o uso dos métodos dá vida ao objeto de forma bem didática.

Bons estudos!