1
resposta

[Projeto] Exercicío

#1 - Crie um dicionário representando informações sobre uma pessoa, como nome, idade e cidade.

#2 - Utilizando o dicionário criado no item 1:

#Modifique o valor de um dos itens no dicionário (por exemplo, atualize a idade da pessoa);

#Adicione um campo de profissão para essa pessoa;

#Remova um item do dicionário.

#3 - Crie um dicionário que relacione os números de 1 a 5 aos seus respectivos quadrados.

#4 - Crie um dicionário e verifique se uma chave específica existe dentro desse dicionário.

#5 - Escreva um código que conte a frequência de cada palavra em uma frase utilizando um dicionário.

Pessoa = {'Nome': 'Gabriel', 'Idade': 17, 'Cidade': 'Belo Horizonte'}

Pessoa['Idade'] = 18
Pessoa['Profissao'] = 'Estudante'
Pessoa.pop('Cidade')
print(Pessoa)

quadrados = {1: 1, 2: 2, 3: 3, 4: 4, 5: 5}
print(quadrados)

informacoes = {
    'nome': 'Gabriel',
    'idade': '17',
    'cidade': 'Belo Horizonte'
}

chave_a_verificar = 'cidade'

if chave_a_verificar in informacoes:
    print('A Chave existe')
else:
    print('A Chave não existe')

frase = 'Eu gosto de estudar python e python é muito legal e eu gosto muito, estou aprendendo bastante, mas ainda estou no incio'
palavras = frase.split()
frequencia_palavras = {}

for palavra in palavras:
    if palavra in frequencia_palavras:
        frequencia_palavras[palavra] += 1
    else:
        frequencia_palavras[palavra] = 1

print(frequencia_palavras)

#Resultado Prints:
#{'Nome': 'Gabriel', 'Idade': 18, 'Profissao': 'Estudante'}
#{1: 1, 2: 2, 3: 3, 4: 4, 5: 5}
#A Chave existe
#{'Eu': 1, 'gosto': 2, 'de': 1, 'estudar': 1, 'python': 2, 'é': 1, 'muito': 1, 'legal': 1, 'e': 1, 'eu': 1, 'muito,': 1, 'estou': 2, 'aprendendo': 1, 'bastante,': 1, 'mas': 1, 'ainda': 1, 'no': 1, 'incio': 1}
1 resposta

Olá, Gabriel. Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar o seu código aqui com a gente. Parabéns pelo trabalho. Continue com essa dedicação.

Ótimo como você manipulou o dicionário para realizar todas as operações solicitadas, como modificar, adicionar e remover itens, além de verificar a existência de uma chave e contar a frequência das palavras.

Uma curiosidade: você sabia que pode utilizar o método get() para acessar valores de um dicionário de forma mais segura? Ele evita erros caso a chave não exista. Veja um exemplo simples:

pessoa = {'nome': 'Gabriel', 'idade': 18}
profissao = pessoa.get('profissao', 'Profissão não encontrada')
print(profissao)

No exemplo acima, get() retorna o valor associado à chave 'profissao', e se a chave não existir, ele retorna um valor padrão (no caso, a string 'Profissão não encontrada').

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos!