Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] [Dúvida] Lista de exercícios Aula 02 (Variáveis)

1. Declare três variáveis diferentes (uma para cada tipo: string, número e booleano) e atribua valores a elas. Em seguida, exiba o tipo de cada variável no console.
const nome = 'Paulo';
const idade = 32;
const isNomeBig = nome.length >= 6;

console.log('O tipo da variavel [nome] (' + nome + ') é: ' + typeof nome + '.')
console.log('O tipo da variavel [idade] (' + idade + ') é: ' + typeof idade + '.')
console.log('O tipo da variável [isNomeBig] (' + isNomeBig + ') é: ' + typeof isNomeBig + '.')
  1. Crie duas variáveis, uma contendo seu primeiro nome e outra contendo seu último nome. Em seguida, combine-as em uma terceira variável usando o operador + e em uma quarta variável usando template strings. Por fim, imprima os resultados obtidos no console.
const meuNome = 'Carla';
const meuSobrenome = 'Ortigoso';
const nomeCompleto = meuNome + ' ' + meuSobrenome;

console.log('Meu primeiro nome é ' + meuNome + ' e meu sobrenome é ' + meuSobrenome + '. Então meu nome completo é ' + nomeCompleto + '.');
  1. Declare duas variáveis, uma contendo um número e outra contendo uma string. Em seguida, combine-as em uma terceira variável usando template strings para montar uma frase e exiba o resultado no console.
const qtd = 1;
const plataforma = 'Alura';

console.log(plataforma + ' é a plataforma numero + qtd + ' de cursos profissionais!');
  1. Crie uma variável inicializada com um valor de qualquer tipo e, em seguida, reatribua um novo valor a essa variável. Imprima ambos os valores no console após atribuí-los.
let numero = 10;
console.log(numero);

numero = 20;
console.log(numero);
  1. Declare uma variável usando var fora de um bloco de código (por exemplo, if) e outra dentro desse bloco. Tente acessar essas variáveis dentro do bloco e fora dele utilizando console.log e analise os resultados. Faça o mesmo processo utilizando let e compare com os resultados anteriores.
var cor = 'amarelo';

if (2 > 0) {
    console.log(cor);
    var cor2 = 'azul';
    console.log(cor2);
}

console.log('Cor = ' + cor + ' e cor2 = ' + cor2);

let cores = 'branco e preto';

if (1 > 0) {
    console.log(cores);
    let cores2 = 'vermelho e verde';
    console.log(cores2);
}

console.log('cores = ' + cores + ' e cores2 = ' + cores2);
  1. Declare uma variável booleana que informa se está chovendo e utilize-a em uma estrutura condicional (if) para exibir uma mensagem informando se é preciso levar um guarda-chuva ou não dependendo do valor da variável.
const chuva = 1;
const isRaining = true;
const isNotRaining = false;

if (chuva >= 10) {
    console.log('Está chovendo. Não esqueça seu guarda-chuva!')
} else {
    console.log('O dia está ensolarado. Pode deixar o guarda-chuva em casa!')
}

Eu fiquei com uma dúvida: meu VSCode não reconhece o template literal ${} e eu não sei o porquê...

Exemplo da aula:

function cumprimentar() {
    const nome3 = 'Bruna' //variável local
    const cumprimento = 'Olá';  //variável local
    console.log('${cumrimento}, ${nome3}!');    // "Olá, Bruna!"
}

// as variáveis não podem ser acessada de fora da função
console.log('${cumprimento}, ${nome3}!'); //Error: nome3 is not defined

Retorno recebido:

${cumprimento}, ${nome3}!

VSCode: Version: 1.87.2 (user setup) Commit: 863d2581ecda6849923a2118d93a088b0745d9d6 Date: 2024-03-08T15:20:17.278Z Electron: 27.3.2 ElectronBuildId: 26836302 Chromium: 118.0.5993.159 Node.js: 18.17.1 V8: 11.8.172.18-electron.0 OS: Windows_NT x64 10.0.19045

No terminal do computador, ao consultar a versão do Node aparece 20.11.0.

Vocês conseguem me ajudar, por favor?

2 respostas
solução!

Olá Carla, tudo bem? Talvez eu consiga te ajudar. Eu acho que uma template strings (strings literal) tem que ser feita com crase(`) e não aspas simples('), veja o código:

function cumprimentar() {
    const nome3 = 'Bruna' //variável local
    const cumprimento = 'Olá';  //variável local
    //certo
        console.log(`${cumrimento}, ${nome3}!`);    // "Olá, Bruna!"
    //errado
        //console.log('${cumrimento}, ${nome3}!');    // erro
}

//lembre-se de chamar a função para que seja exibito o texto na tela
cumprimentar();

// as variáveis não podem ser acessada de fora da função
//console.log('${cumprimento}, ${nome3}!'); //Error: nome3 is not defined

Espero ter ajudado Abraços

Era isso mesmo. E eu tinha escrito "${cumrimento}" ao invés de "${cumprimento}" no console log da função.

Muito obrigada pela ajuda, Mauricio! :)