Olá, pessoal!
Gostaria de compartilhar como estou aplicando os pilares do Pensamento Computacional na minha transição de carreira para Produto, especificamente olhando para os desafios de Customer Success. Muitas vezes recebemos "demandas brutas" dos clientes que parecem impossíveis de resolver rápido, mas vejam como a lógica da computação ajuda:
- Decomposição: O "Fatiamento" da Dor
Recebemos um ticket dizendo: "O sistema não funciona e não consigo pagar".
Em vez de tratar como um problema único, eu o decomponho em:
Problema A: Falha de carregamento da página (Técnico/Bug).
Problema B: Dúvida sobre o método de pagamento (Usabilidade/Processo).
Ação: Direciono o A para Engenharia e resolvo o B com um link de FAQ.
Reconhecimento de Padrões: A Base da Automação
Se 10 clientes pedem a mesma segunda via de boleto na segunda-feira, identifiquei um padrão.
Aplicação: Em vez de resposta manual, esse padrão vira um gatilho para um Chatbot ou uma automação de e-mail. Isso libera o time para casos que realmente exigem empatia humana.Abstração: Focando no que Gera Valor
Ao reportar um erro para o time de Produto, eu aplico a Abstração. Eu ignoro detalhes irrelevantes (como a cor da foto do perfil do usuário) e foco apenas no essencial:
O que ele tentou fazer?
Qual erro apareceu?
Qual o impacto no negócio (Churn/NPS)?Algoritmos: O Playbook de Sucesso
No CS, chamamos isso de Playbook. É o passo a passo definitivo.
Se o cliente não loga há 7 dias, então envie um e-mail de engajamento.
Se ele responder, então agende uma call.
Criar esses algoritmos mentais torna a nossa operação escalável e menos dependente de "adivinhação".
O pensamento computacional me ajuda a conversar melhor com os desenvolvedores (falamos a mesma língua lógica) e a ser uma profissional de Produto/CS muito mais analítica.