1
resposta

[Projeto] Desafio: resolvendo um problema de lógica

Eu primeiro pedi para que o Chat me explicasse os termos de economia porque não entendo nada, e sem querer, ou querendo, ele me retornou tudo que eu precisava para a resolução do exercício.

Prompt: Olá chat, poderia me explicar a seguinte situação? Me explique o que é aplicação de renda fixa e por que ela gera juros simples e o que são juros simples: "Giovanna estava pensando em investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferecia uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses."

Resultado Renda Fixa: Investir em uma aplicação de renda fixa significa que você empresta seu dinheiro para uma instituição financeira (como um banco) ou para o governo, e em troca, você recebe um retorno garantido ao longo do tempo. Os investimentos em renda fixa geralmente têm uma taxa de retorno conhecida e fixa, ou seja, você sabe exatamente quanto vai ganhar no final do período.

Juros Simples: Os juros simples são uma forma básica de calcular o rendimento de um investimento. Diferentemente dos juros compostos, onde os juros são calculados sobre o valor total (capital inicial mais os juros acumulados), nos juros simples o cálculo é feito apenas sobre o valor inicial do investimento.

A fórmula para calcular o montante (M) com juros simples é: M=P×(1+(i×t)) onde:

P é o principal (o valor inicial investido),
i é a taxa de juros (por período),
t é o número de períodos.

Vamos aplicar isso ao exemplo da Giovanna:

Principal (P): R$ 6.500,00
Taxa de Juros (i): 1% ao mês (ou 0,01 como decimal)
Número de Períodos (t): 12 meses

Usando a fórmula: M=6500×(1+(0,01×12)) M=6500×(1+0,12) M=6500×1,12 M=7280

Então, após 12 meses, o montante total que Giovanna teria é R$ 7.280,00.

1 resposta

Oii, Luca. Tudo bem?

Parabéns pela dedicação e pelo excelente trabalho na resolução do problema de lógica! Gostei especialmente da forma como você utilizou o prompt para entender os conceitos e aplicá-los ao exemplo proposto.

A qualidade da resposta da IA foi ótima, fornecendo uma explicação clara sobre renda fixa e juros simples, além de aplicar corretamente a fórmula para calcular o montante. A maneira como você demonstrou o processo passo a passo foi bastante útil.

Parabéns pelo excelente trabalho e continue se dedicando!

Um abraço e bons estudos.