5
respostas

[Projeto] Desafio: hora da prática

Exercício 1:

let contador = 1;
while (contador <= 10) {
    alert(contador);
    contador++;
}

Exercício 2:

let contador = 10;
while (contador >= 0) {
    alert(contador);
    contador--;
}

Exercício 3:

let numero = prompt('Coloque um número');
while (numero >= 0) {
    console.log(numero);
    numero--;
}

Exercício 4:

let numero = prompt('Digite um número');
while (numero <= 0) {
    console.log(numero);
    numero++;
}
5 respostas

Boa tarde Bia! Tudo bem com você?

Você está no caminho certo, continue com essa dedicação e empenho, colocando em prática o que está sendo apresentado nas aulas. Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar uma dica de correção do exercício 4. O código que você criou como resposta para a quarta pergunta está com a lógica invertida, o exercício pede para contar de 0 até o número digitado, mas o seu código está contando a partir do número digitado até 0.

Uma forma que podemos corrigir isso, é com o código abaixo, onde criamos uma variável que será o nosso contador que começará com zero, e será incrementado até o valor informado pelo usuário, sendo impresso o seu valor a cada interação do laço `while´:

let numeroMaximo = prompt("Digite um número para a contagem progressiva:");
let contador = 0;

while (contador <= numeroMaximo) {
    console.log(contador);
    contador++
}

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa tarde Rafael!

Brigada pela ajuda, eu estava com dúvidas nesse exercício!

E ainda tenho duas (apesar de básicas)!

1- Se eu alterar as ordes de numeroMaximo e contador, e claro o sinal pra =>, mudaria algo na contagem pelo js?

2- A ordem de console.log(contador) e contador ++ altera em algo? Se colocar o contador++ antes do console.log, haveria bug?

Boa noite, Bia!

São duas dúvidas importantes, vamos juntos esclarecer cada uma delas. Acompanhe comigo.

1° dúvida: ordem de numeroMaximo

Imagino que você esteja querendo dizer deixar o código assim, certo?

let numeroMaximo = prompt("Digite um número para a contagem progressiva:");
let contador = 0;

while (numeroMaximo >= contador) {
    console.log(contador);
    contador++
}

Nesse caso, a contagem ocorrerá normalmente, teremos o mesmo resultado, só invertemos a posição das operações.

Observação: na sua pergunta você usou o sinal =>, mas, o operador de maior igual possui essa sintaxe >=, é uma diferença sutil, mas, importante para esse contexto, o uso do operador errado pode gerar erro de execução do código, que cairá em um loop infinito.

2° dúvida: ordem de contador++

Se você colocar contador++ antes de console.log(contador), o valor será incrementado antes de ser impresso. Isso significa que o loop começará imprimindo 1 em vez de 0 e terminará em numeroMaximo + 1. Por exemplo, se numeroMaximo é 5, a saída será: 1, 2, 3, 4, 5, 6. Se optar por ter contador++ antes de console.log(contador), é necessário retirar o sinal de igual da comparação.

Se eu puder ajudar em mais algo, conta comigo.

Abraços e bons estudos!

Boa noite, Eu já fiz diferente.

Criei um CONTADOR INTELIGENTE!

//Mensagem de boas vindas
alert("---- CONTADOR INTELIGENTE ----")

//Variaveis
let cont = prompt("Inicio: ");
let fim = prompt("Fim: ");

//CONTADOR PROGRESSIVO * Estrutura do SE
if (cont < fim){
     while (cont < fim) {
        cont++;
        alert(cont);
        console.log(cont);
    } 
//CONTADOR REGRESSIVO * Estrutura do SENÃO 
} else {
        while (cont > fim) {
            cont--;
            alert(cont);
            console.log(cont);
        }
    }

Oiii Everton, tudo bem?

Meus parabéns pela implementação do desafio, testei o seu código e ele funcionou como esperado. Para mim, isso é o que torna a programação tão fascinante: não existe apenas um único caminho para alcançar um resultado. Vale lembrar que a medida que conseguimos experiência seremos capazes de reconhecer novos caminhos e abordagens que poderão ser aplicadas a um determinado projeto. Continue se dedicando e praticando seu raciocínio lógico, pois ele será um grande aliado ao longo da sua carreira profissional.

Abraços e bons estudos.