Oii, Júlio.
Muito legal ver como você estruturou o seu pensamento. O fluxo lógico de início, cálculo e decisão tá correto e você conseguiu traduzir bem a ideia para o papel.
Quero apenas chamar a sua atenção para um detalhe importante sobre os números exatos, que chamamos de "limites" ou "bordas".
Observe as suas condições:
- Se média < 5 (exemplo: 4.9) -> Reprovado.
- Se 5 < média... (exemplo: 5.1) -> Recuperação.
Note que, se um aluno tirar a nota exatamente 5,0, ele não se encaixa na primeira regra (porque 5 não é menor que 5) e nem na segunda (porque 5 não é maior que 5). Ele ficaria num "limbo", sem mensagem nenhuma. O mesmo acontece com o 7,0.
A solução sugerida na atividade resolve isso de uma forma inteligente, usando a ordem das perguntas para simplificar as comparações. Funciona assim:
- É menor que 5? Se for, Reprovado. (Se não for, o sistema já sabe automaticamente que a nota é 5 ou mais).
- Senão, é menor que 7? Aqui está o truque. Como a primeira pergunta já eliminou as notas baixas, essa condição cobre automaticamente tudo que está entre 5.0 e 6.9.
- Senão: Se não é menor que 5 e nem menor que 7, só pode ser 7 ou mais. Então, Aprovado.
Dessa forma, você cobre todas as possibilidades sem precisar escrever intervalos complexos (5 < média < 6,9) e garante que ninguém fique sem resultado.
Continue exercitando essa visão lógica.
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!