Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Desafio: Classificando desempenho acadêmico | Pensamento computacional

A regra de negócio definida pela equipe pedagógica é a seguinte:

Média menor que 5,0: mensagem “Você está reprovado.”
Média entre 5,0 e 6,9: mensagem “Você está de recuperação.”
Média 7,0 ou mais: mensagem “Parabéns! Você foi aprovado.”

Se (média < 5){
exibir(“Você está reprovado.”);
} em outro caso se (média <=5 E média < 7){
exibir(“Você está de recuperação.”);
} Senão {
exibir(“Parabéns! Você foi aprovado.”);
}

Pensei na sintaxe do Java e "traduzi" um else if, sei que poderia deixar só o menor que 7 ali no segundo caso, mas preferi seguir ao pé da letra a regra de negócio.

1 resposta
solução!

Oii, Gabriel! Tudo bem?

A sua resolução para o desafio de desempenho acadêmico está muito bem estruturada e demonstra uma ótima transição do raciocínio lógico para a estrutura de código. É muito interessante ver como você trouxe a bagagem do Java para resolver esse problema de pensamento computacional.

Você aplicou corretamente as estruturas condicionais para cobrir todas as faixas de notas definidas pela regra de negócio.

  • Fidelidade à regra: Sua escolha de usar média <= 5 E média < 7 no segundo bloco mostra uma preocupação em seguir exatamente o que foi solicitado pela equipe pedagógica.
  • Encadeamento: O uso do "em outro caso se" (nosso conhecido else if) garante que o sistema tome apenas uma decisão por vez, evitando que mensagens conflitantes apareçam para a mesma nota.

Como você mesmo mencionou, no segundo caso (else if), a condição média <= 5 acaba sendo redundante do ponto de vista técnico. Se o programa chegou até ali, ele já "sabe" que a média não é menor que 5, caso contrário, ele teria parado no primeiro if.

Mas, manter a condição explícita, como você fez, pode ser uma boa prática em contextos onde a legibilidade e a segurança da regra de negócio são prioridades, garantindo que nenhum valor fique "solto" entre as faixas.

Parabéns pela clareza na tradução da linguagem natural para a lógica de programação.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!